IMPLEMENTING INNOVATIONS IN HEALTH BASED ON CONVERGENT CARE RESEARCH

Autores/as

  • Raquel Costa Rodrigues Souza Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia
  • Enedina Soares Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i4.727-735

Palabras clave:

Avaliação em Saúde, Qualidade dos Cuidados de Saúde, Enfermagem, Ouvidoria dos Pacientes

Resumen

Objetivo: Identificar quais ações intervenientes podem contribuir para a inovação da prática cotidiana à luz da Pesquisa Convergente Assistencial. Método: Estudo resultante da aplicação metodológica no desenvolvimento da Dissertação de Mestrado, com a participação de 31 integrantes da equipe de enfermagem de um Instituto de Traumatologia e Ortopedia no Rio de Janeiro. Utilizou-se da entrevista semi-estruturada para levantamento dos dados e a técnica de análise de conteúdo foi aplicada aos discursos dos sujeitos. Resultados: As ações apontadas para solucionar ou minimizar os problemas do cotidiano foram: instituir a emissão de relatório gerencial; divulgar a função do serviço de ouvidoria; valorizar o usuário interno; promover a interface com a educação continuada e reconhecer a ouvidoria como um instrumento essencial para o processo de melhoria contínua. Conclusão: O contexto assistencial suscita alternativas de soluções para os problemas cotidianos e induz a renovação da prática a partir do envolvimento dos atores na pesquisa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raquel Costa Rodrigues Souza, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia

<

Enedina Soares, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira, Livre Docente, Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 

Publicado

2013-10-01

Cómo citar

1.
Souza RCR, Soares E. IMPLEMENTING INNOVATIONS IN HEALTH BASED ON CONVERGENT CARE RESEARCH. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1 de octubre de 2013 [citado 22 de noviembre de 2024];5(4):727-35. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2300

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics