WHAT NURSING BACHELORS THINK AND SAY ABOUT THE INDUCED ABORTION

Autores/as

  • Fernanda Garcia Góes Centro Universitário Plínio Leite
  • Adriana Lemos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i2.%25p

Resumen

Objetivo: este artigo teve como objetivos: 1) identificar o posicionamento dos acadêmicos de enfermagem frente à prática do aborto; 2) verificar o enfoque abordado sobre a questão do aborto durante a formação acadêmica de enfermagem; e 3) discutir a influência dos posicionamentos identificados no cuidar a mulher que aborta. Métodos: utilizando a abordagem qualitativa, teve como instrumento para coleta de dados um questionário. Os sujeitos foram 35 acadêmicos de enfermagem do 6º, 7º e 8º períodos de uma universidade pública do município do Rio de Janeiro. Resultados: da análise emergiram duas categorias: 1) tecendo juízos de valores; e 2) barreiras no aprendizado. Conclusão: percebemos a necessidade de incorporar discussões mais aprofundadas na formação dos enfermeiros acerca desta temática, para que os juízos de valores enraizados durante a experiência de vida de cada um, não interfiram de maneira negativa no cuidar às mulheres que abortam, terminando assim com a culpabilidade individual. Descritores: Aborto, Enfermagem, Estudantes de Enfermagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda Garcia Góes, Centro Universitário Plínio Leite

Mestre em enfermagem pela EEAP/UNRIO, professora do Centro Universitário Plínio Leite, Enfermeira do IPPMG/UFRJ

Adriana Lemos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estdo do Rio de Janeiro. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública.

Publicado

2010-05-21

Cómo citar

1.
Góes FG, Lemos A. WHAT NURSING BACHELORS THINK AND SAY ABOUT THE INDUCED ABORTION. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 21 de mayo de 2010 [citado 20 de julio de 2024];2(2). Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/376

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics