VULNERABILITIES DIAGNOSIS OF TEACHERS OF A SCHOOL OF NURSING: THE INFLUENCE OF CONTEXT

Autores/as

  • Raíla Souza Santos UNIRIO
  • Danielle Copello Vaz UNIRIO
  • Davi Silveira Barroso Alves UNIRIO
  • Florence Romijn Tocantins UNIRIO
  • Mônica Alves Vianna UNIRIO
  • Thiago Luiz Nogueira Silva UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i2.%25p

Palabras clave:

Vulnerabilidade em saúde. Promoção da saúde. Enfermagem em saúde pública.

Resumen

O estudo compreende um relato de experiência dos acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem, que se depararam com o desafio de diagnosticar as vulnerabilidades de um grupo de docentes relacionando o contexto em que este grupo está inserido, bem como as instalações desta Escola de Enfermagem e informações sobre estilo de vida. OBJETIVO: Relatar a experiência de um grupo de acadêmicos de Identificar as vulnerabilidades dos docentes de sua própria Instituição de Ensino e propor ações para minimizá-las. MÉTODOS: Trata-se de um estudo de relato de experiência. RESULTADOS: Foram levantados treze diagnósticos de vulnerabilidades para este grupo e proposto ações político-administrativas e de Enfermagem a fim de reverter as vulnerabilidades encontradas. CONCLUSÃO: A identificação das vulnerabilidades influi diretamente no planejamento de ações de Enfermagem que as minimizam, tendo como ponto de partida de intervenção os determinantes e condicionantes que compõem a saúde das docentes de Enfermagem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Raíla Souza Santos, UNIRIO

Bolsista PIBIC/CNPq, aluna do 8º período do curso de graduação em Enfermagem da UNIRIO. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Epidemiológica, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas de informações sobre mortalidade e internação; utilizando como ferramenta o programa TabWin ; georeferenciamento; análise e compreensão dos problemas relacionados com o câncer de mama e colo de útero; cuidado na perspectiva das coletividades.

Danielle Copello Vaz, UNIRIO

Brasileira. Graduanda de Enfermagem, Bolsista PIBIC - CNPq. Aluna da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Davi Silveira Barroso Alves, UNIRIO

Brasileiro. Graduando de Enfermagem, Bolsista PIBIC - CNPq. Aluno da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Florence Romijn Tocantins, UNIRIO

Brasileira. Enfermeira Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mônica Alves Vianna, UNIRIO

Brasileira. Graduanda de Enfermagem. Aluna da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Thiago Luiz Nogueira Silva, UNIRIO

Brasileiro. Graduando de Enfermagem, Bolsista IC - UNIRIO. Aluno da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Publicado

2010-05-31

Cómo citar

1.
Santos RS, Vaz DC, Alves DSB, Tocantins FR, Vianna MA, Silva TLN. VULNERABILITIES DIAGNOSIS OF TEACHERS OF A SCHOOL OF NURSING: THE INFLUENCE OF CONTEXT. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 31 de mayo de 2010 [citado 22 de noviembre de 2024];2(2). Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/502

Número

Sección

Experience Report

Plum Analytics