Acesso de primeiro contato na atenção primária à saúde para crianças de 0 a 9 anos First contact access in primary health care for children from 0 to 9 years old
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i3.848-856Palabras clave:
Atenção à saúde da criança, Atenção Primária à Saúde, Acesso de primeiro contato.Resumen
Objetivo: identificar o seguimento do princípio da atenção primária acesso de primeiro contato, em unidades básicas de saúde da família, no cuidado de saúde para crianças de zero a nove anos. Métodos: Pesquisa descritiva, com delineamento transversal e abordagem quantitativa dos dados, realizada em oito Unidades Básicas de Saúde da Família – UBSF de Mossoró-RN. Para coleta de dados utilizou-se questionário validado no Brasil denominado de Instrumento de Avaliação da Atenção Primária na versão infantil (PCATool infantil). O instrumento foi aplicado com as mães das crianças cadastradas nas áreas de abrangência das equipes de saúde selecionadas para a pesquisa. Resultados: Considera-se fundamental repensar os aspectos que se mostraram insuficientes para garantir a presença e extensão do atributo Acesso de Primeiro Contato nas UBSF’s pesquisadas. Conclusão: As melhorias requerem mudanças tanto em elementos estruturais e processuais para oferecerem Atenção Primária à Saúde na qualidade que se propõe desde a sua criação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.