Profile of nursing professors in a public university: what do we need to go forward? / Perfil dos enfermeiros-docentes em uma universidade pública: em que precisamos avançar?
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8672Palabras clave:
Docente de Enfermagem, Educação Superior, Prática Profissional, Universidade, Papel do Profissional de Enfermagem.Resumen
RESUMO
Objetivo: analisar o perfil dos enfermeiros-docentes da Graduação em Enfermagem de uma universidade pública. Método: estudo descritivo, tipo survey, com dados extraídos dos currículos de 57 docentes, vinculados ao Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Montes Claros em exercício no mês de maio/2017. Resultados: a maioria se graduou em Instituições de Ensino Superior públicas; 12 anos de experiência na educação superior; 15 anos de experiência profissional; titulação de mestrado e/ou doutorado e com publicações em periódicos QUALIS com menor relevância. Utilizaram abordagem quantitativa, na área de saúde do adulto. Conclusão: a experiência e titulação qualificam os docentes para a assistência e/ou o ensino e a opção pelas áreas temáticas refletem preocupação com a qualidade do cuidado. Recomenda-se a inserção dos docentes em Grupos de Pesquisa e os estudantes na Iniciação Científica, importantes estratégias de qualificação da profissão para proporcionar maior visibilidade, reconhecimento e consolidação da Enfermagem como ciência.
Descargas
Citas
Terra FS, Secco IAO, Robazzi MLCC. Perfil dos docentes de cursos de graduação em Enfermagem de universidades públicas e privadas. Rev Enferm UERJ [Internet]. 2011 [Accessed on 23 Aug, 2019]; 19(1):26-33. http://www.facenf.uerj.br/v19n1/v19n1a05.pdf
Teixeira E, Fernandes JD, Andrade AC, Silva KL, Rocha MEMO da, Lima RJO. Panorama dos cursos de Graduação em Enfermagem no Brasil na década das Diretrizes Curriculares Nacionais. Rev Bras Enferm [Internet]. 2013 [Accessed on 23 Aug, 2019]; 66(esp):102-10. http://www.scielo.br/pdf/reben/v66nspe/v66nspea14.pdf
Leonello VM, Oliveira MAC. Higher education in nursing: the faculty work process in diferente institutional contexts. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2014 [Accessed on 23 Aug, 2019]; 48(6): 1093-1102. http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v48n6/0080-6234-reeusp-48-06-1093.pdf
Franco ECD, Soares AN, Grazinelli MF. Macro and micropolitics recontextualization of an integrated curriculum: experienced itinerary in nursing undergraduate. Esc Anna Nery [Internet]. 2018 [Accessed on 23 Aug, 2019]; 22(4):e20180053. http://www.revenf.bvs.br/pdf/ean/v22n4/1414-8145-ean-22-04-e20180053.pdf
Ribeiro JF, Costa JML, Silva MAC da, Luz VLES, Veloso MV et al. Pedagogical practice of the nurse in higher education teaching. Rev enferm UFPE on line [Internet]. 2018 [Accessed on 23 Aug, 2019]; 12(12):3368-77. https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/234981/30808
Caveião C, Peres AM, Zagonel IPS, Amestoy SC, Meier MJ. Teaching-learning tendencies and strategies used in the leadership development of nurses. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018 [Accessed on 23 Aug, 2019]; 71(suppl 4):1622-30. http://www.scielo.br/pdf/reben/v71s4/0034-7167-reben-71-s4-1531.pdf
Pinto AC, Andrade JB. Fator de impacto de revistas científicas: qual o significado deste parâmetro? Química Nova [Internet]. 1999 [Accessed on 23 Aug, 2019]; 22(3): 448-453. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40421999000300026
Melnyk9 BM, Fineout-Overholt E. Evidence-based practice in nursing healthcare: a guide to best practice. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins; 2005.
Conselho Federal de Enfermagem. Resolução nº 290/2004. Fixa as Especialidades de Enfermagem. Rio de Janeiro (Brasil) COFEN; 2004.
Draganov PB, Sanna MC. Evaluation of teacher competencies of nursing to managing educational programs for adults. Esc Anna Nery [Internet]. 2014 [Accessed on 23 Aug, 2019]; 18(1): 167-174. http://www.scielo.br/pdf/ean/v18n1/en_1414-8145-ean-18-01-0167.pdf
Brasil. Lei 9.394/1996: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República.
Gomes DC, Prado ML, Canever BP, Jesus BH de, Sebold LF, Backes VMS. Doutor em enfermagem: capacidade de construção do projeto de carreira profissional e científica. Texto Contexto Enferm[Internet]. 2016 [Accessed on 23 Aug, 2019]; 25 (3):e1260015. http://www.scielo.br/pdf/tce/v25n3/pt_0104-0707-tce-25-03-1260015.pdf
Pimenta SG, Anastasiou LGC. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez; 2002.
Lazzari DD, Martini JG, Busana JA. Teaching in higher education in nursing: an integrative literature review. Rev. Gaúcha Enferm [Internet]. 2015 [Accessed on 23 Aug, 2019]; 36(3): 93-101. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472015000300093&lng=en
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Documento de área – área 20 – Enfermagem. 2016 [Accessed on 24 March, 2018]. Disponível: https://capes.gov.br/images/documentos/Documentos_de_area_2017/20_enfe_docarea_2016.pdf
Brasil. Ministério de Ciência e Tecnologia; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Avaliação Qualis. Brasília: CAPES; 2017.
Avena MJ, Barbosa DA. Indicadores bibliométricos das Revistas de Enfermagem sob a ótica das bases indexadoras. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2017 [Accessed on 23 Aug, 2019]; 51: e03262. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342017000100455&lng=en&nrm=iso
Silva IR, Leite JL, Trevizan MA, Silva TP da, Jose SAP. Connections between research and health care assistance: emerging challenges for science, innovation and technology in nursing. Texto Contexto Enferm [Internet].2017 [Accessed on 23 Aug, 2019]; 26 (4): e2470016. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400304&lng=en
Silva V, Holzmann APF, Versiani CC, Figueiredo MFS, Lima ACAS, Vieira, MA et al. Análise dos trabalhos de conclusão de curso da graduação em enfermagem da UNIMONTES. Rev Eletr Enf [Internet]. 2009 [Accessed on 23 Aug, 2019]; 11(1):133-43. https://revistas.ufg.br/fen/article/view/46897/23013
Polit DF, Beck CT. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem: Avaliação de Evidências para a Prática da Enfermagem. Artmed Editora, 2011.
Soares CB, Hoga LAK, Peduzzi M, Sangaleti C, Yonekura T, Silva DRAD. Integrative review: concepts and methods used in nursing. Rev Esc Enferm da USP [Internet]. 2014 [Accessed on 23 Aug, 2019]; 48 (2): 335-345. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342014000200335&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/S0080-6234201400002000020.
Crossetti MGO. Revisão integrativa de pesquisa na enfermagem: o rigor cientifico que lhe é exigido. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 2012 [Accessed on 23 Aug, 2019]; 33 (2): 8-13. http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v33n2/01.pdf
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia. Diretrizes metodológicas: Sistema GRADE – Manual de graduação da qualidade da evidência e força de recomendação para tomada de decisão em saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.
Okuno MFP, Belasco A, Barbosa D. Evolução da pesquisa em enfermagem até a Prática Baseada em Evidências. In: Barbosa D, Taminato M, Fram D, Belasco A. Enfermagem Baseada em Evidências. São Paulo: Editora Atheneu, 2014: 1-7.
Pedrosa KKA, Oliveira ICM, Feijão AR, Machado RC. Enfermagem Baseada em Evidência: Caracterização dos estudos no Brasil. Cogitare Enferm [Internet]. 2015 [Accessed on 23 Aug, 2019]; 20(4): 733-741. https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/40768/26737
Costa ACB, Chaves ECL, Terra FZ, Monteiro LA. Perfil dos grupos de pesquisa de Enfermagem do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Rev RENE [Internet]. 2014 [Accessed on 23 Aug, 2019]; 15 (3): 471-9. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472017000200418
Camargo FC, Iwamoto HH, Galvão CM, Monteiro DAT, Goulart MB. Models for the implementation of evidence-based practice in hospital based nursing: a narrative review. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2017 [Accessed on 23 Aug, 2019]; 26(4):e2070017. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400501&lng=en
Costa MS, Silva MJ. Tendências da temática qualidade de vida na produção científica de Enfermagem. Rev Bras Enferm [Internet]. 2004 [Accessed on 23 Aug, 2019]; 57 (2): 208-11. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-71672004000200015&script=sci_abstract&tlng=pt
Backes DS, Backes MS, Erdmann AL, Büscher A. O papel profissional do enfermeiro no Sistema Único de Saúde: da saúde comunitária à estratégia de saúde da família. Ciênc Saúde Coletiva [Internet]. 2012 [Accessed on 23 Aug, 2019]; 17(1): 223-30. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232012000100024&lng=en. http://dx.doi. org/10.1590/S1413-81232012000100024
Lowen IMV, Peres AM, Crozeta C, Bernadino E, Beck CLC. Competências gerenciais dos enfermeiros na ampliação da Estratégia Saúde da Família. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2015 [Accessed on 23 Aug, 2019]; 49(6): 967-973. http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v49n6/pt_0080-6234-reeusp-49-06-0967.pdf
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.