EDUCATION AND AUTONOMY OF NURSES IN THE PREVENTION AND TREATMENT OF WOUNDS

Autores/as

  • Cristiane Zamprogno Vieira Universidade Federal Fluminense
  • Beatriz Guiton Renauld Batista Oliveira EEAAC/UFF
  • Geilsa Soraia Cavalcanti Valente EEAAC/UFF

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i4.706-715

Palabras clave:

enfermagem, autonomia, cicatrização de feridas, educação

Resumen

Objetivos: Identificar os tópicos trabalhados pelos professores de enfermagem sobre prevenção e tratamento de feridas e analisá-los sob a perspectiva ética e de autonomia profissional. Método: pesquisa descritiva qualitativa. Aprovado no Comitê de ética em pesquisa sob nº 138/09. Instrumentos utilizados: entrevista semi - estruturada e observação participante. Sujeitos: cinco docentes que lecionam o conteúdo relacionado à prevenção e tratamento de feridas. Cenários: Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Resultados: A maioria dos professores, afirmam não abordar de forma direta as questões relacionadas à autonomia do enfermeiro em relação ao tema no curso de graduação. Demonstram que durante sua formação esta questão também não foi ministrada claramente e que este fato influencia na forma que lecionam. Conclusão: Evidenciou-se a importância de implementar a integralização de competências no ensino de graduação, para que os acadêmicos adquiram sua autonomia e possam desenvolvê-la.

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Biografía del autor/a

Cristiane Zamprogno Vieira, Universidade Federal Fluminense

Eoutora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ; Professora Adjunto da EEAAC/UFF

Beatriz Guiton Renauld Batista Oliveira, EEAAC/UFF

Doutora em Enfermagem; Professora Titular do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, Brasil.

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, EEAAC/UFF

Doutora em Enfermagem; Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, Brasil.

Publicado

2013-10-02

Cómo citar

1.
Vieira CZ, Oliveira BGRB, Valente GSC. EDUCATION AND AUTONOMY OF NURSES IN THE PREVENTION AND TREATMENT OF WOUNDS. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2 de octubre de 2013 [citado 2 de diciembre de 2024];5(4):706-15. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2352

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics