Children, vulnerability and educative practices

Autores/as

  • Emanuelle Marques Souza UNIRIO
  • Auriane Fátima Macedo Unirio
  • Bruna Campos Costa Unirio
  • Florence Romijn Tocantins Unirio
  • Luiz Henrique Chad Pellon Unirio
  • Moreira Almerinda Unirio

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i1.305-311

Palabras clave:

Cuidado da Criança, Vulnerabilidade, Promoção da Saúde, Enfermagem

Resumen

Este estudo tem por objetivo descrever uma prática educativa baseada em diagnostico de vulnerabilidades, visando à tomada de decisão quanto a saúde dos sujeitos envolvidos. O percurso metodológico envolveu quatro etapas distintas: negociação com o campo de prática, ambientação, coleta de dados e desenvolvimento da prática educativa. A partir do diagnóstico de vulnerabilidades, relacionados, entre outros, ao déficit nutricional, foi estabelecida a seguinte ação de enfermagem: dialogar com as crianças, visando fortalecer o conhecimento pré-existente sobre a alimentação saudável. Foi possível identificar que a realização de práticas educativas, a partir do diagnóstico de vulnerabilidade e apoiadas na concepção de promoção da saúde, requer uma abordagem que contemple aspectos objetivos e subjetivos de vida do grupo da população sujeitos da atenção. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Emanuelle Marques Souza, UNIRIO

Graduanda em Enfermagem na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto- UNIRIO. Bolsista de Iniciação Científica UNIRIO. Membro do Laboratório de Pesquisa de História da Enfermagem.

Auriane Fátima Macedo, Unirio

Graduanda em Enfermagem na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto- UNIRIO. Bolsista de Monitoria - UNIRIO 

Bruna Campos Costa, Unirio

Graduanda em Enfermagem na Escola de Enfermagem Alfredo Pinto- UNIRIO. Bolsista de Iniciação Científica - UNIRIO. 

Florence Romijn Tocantins, Unirio

Doutor em Enfermagem, Professor Titular, Departamento Enfermagem de Saúde Pública – Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO.

Luiz Henrique Chad Pellon, Unirio

Mestre em Enfermagem, Professor Assistente, Departamento Enfermagem de Saúde Pública- Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. 

Moreira Almerinda, Unirio

Graduada em Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (1975), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1990) e Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Associado nível 4 da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO, ocupando o cargo de Diretora do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto/UNIRIO. Membro efertivo da Associação Brasileira de Enfermagem - RJ e Diretora de Comunicação Social da Academia Brasileira de História da Enfermagem (ABRADHENF).Membro Fundador do Laboratório de Pesquisa de História da Enfermagem Laphe/EEAP-UNIRIO. Membro do Laboratório de Estudos em História da Enfermagem (LAESHE), da EERP-USP. Diretora da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto(Unirio).

Publicado

2014-01-27

Cómo citar

1.
Souza EM, Macedo AF, Costa BC, Tocantins FR, Pellon LHC, Almerinda M. Children, vulnerability and educative practices. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 27 de enero de 2014 [citado 20 de julio de 2024];6(1):305-11. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2696

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics