Pressure ulcers in patients with traumatic spinal cord injury: subsidies in microbiological identification

Autores/as

  • Emiliana de Omena Bomfim Universidade de São Paulo
  • Danielle Bezerra Cabral Universidade de São Paulo
  • Luis Carlos Lopes-Júnior Universidade de São Paulo
  • Milena Flória-Santos Universidade de São Paulo
  • Giani Maria Cavalcante Centro Universitário CESMAC

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i2.747-758

Palabras clave:

Úlcera por Pressão, Microbiologia, Traumatismos da Medula Espinal

Resumen

Objetivo: Determinar a prevalência de espécies bacterianas em úlceras por pressão (UP) de pacientes com lesão raquimedular assistidos por uma associação de deficientes físicos. Métodos: Estudo descritivo, transversal, quantitativo, conduzido em uma cidade nordestina de 2009 a 2010. A amostra foi consecutiva não probabilística e compreendeu 20 indivíduos com lesão raquimedular e UP, em acompanhamento na associação e sem uso de antibioticoterapia. Coletaram-se amostras de exsudatos das UP, utilizando suabes estéreis, semeadas em ágar sangue e incubadas a 35°C por 24 horas. Para identificação dos microrganismos foram empregadas provas bioquímicas. Utilizou-se estatística descritiva para análise dos dados. Resultados: Os seis microrganismos encontrados foram: S. aureus, S. epidermides, S. saprophyticus, Proteus spp., Escherichia coli e Enterobacter spp. Conclusões: Investigações microbiológicas prospectivas adicionais são necessárias para avaliar a prevalência dos agentes patogênicos de UP em pacientes lesionados, para instituir programas educacionais, nutricionais e terapêuticos que reduzam a colonização e infecção bacteriana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Emiliana de Omena Bomfim, Universidade de São Paulo

Mestranda da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Área de concentração: Genômica e imunobiologia aplicada a Saúde Pública. 

Danielle Bezerra Cabral, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Luis Carlos Lopes-Júnior, Universidade de São Paulo

Enfermeiro. Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Milena Flória-Santos, Universidade de São Paulo

Enfermeira. Doutora em Genética. Professora da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). 

Giani Maria Cavalcante, Centro Universitário CESMAC

 

Publicado

2014-03-31

Cómo citar

1.
Bomfim E de O, Cabral DB, Lopes-Júnior LC, Flória-Santos M, Cavalcante GM. Pressure ulcers in patients with traumatic spinal cord injury: subsidies in microbiological identification. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 31 de marzo de 2014 [citado 19 de julio de 2024];6(2):747-58. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3303

Número

Sección

Artículo original

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Plum Analytics