Práticas não convencionais em saúde por familiares e vínculos afetivos de pacientes críticos Unconventional health practices by family and affective bonds of critic patients
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i1.200-207Palabras clave:
Terapias complementares, Cuidados críticos, Ações terapêuticas.Resumen
Objetivo: averiguar a aplicabilidade das práticas não convencionais na saúde de visitantes com vínculos afetivos e/ou familiares de pacientes críticos. Métodos: Estudo descritivo, quantitativo, realizado nos ambientes de atendimento ao paciente crítico do Hospital Estadual de Emergência e Trauma, na cidade de João Pessoa – Paraíba. A amostra foi composta por 100 familiares. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e analisados pelo Software Statistical Package for Social Sciences. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o número 328.320. Resultados: Observou-se aplicabilidade, conhecimento e boa aceitação na utilização de algumas práticas não convencionais, por familiares e por vínculos afetivos de pacientes críticos. Conclusão: As práticas não convencionais proporcionam um cuidado integral ao indivíduo, aos familiares e vínculos afetivos. Os familiares e vínculos afetivos transmitem uma grande confiabilidade destas práticas, reconhecendo-as e integrando-as como componente fundamental para a influência do seu uso. Descritores: Terapias complementares, Cuidados críticos, Ações terapêuticas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.