Repercussions of Traffic Accidents: An Integrative Review / Repercussões dos Acidentes de Trânsito: Uma Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i3.732-738Palabras clave:
Acidentes de trânsito, Estatísticas de sequelas e incapacidade, Qualidade de vidaResumen
RESUMO
Objetivo: Analisar o que versam as produções científicas sobre os acidentes de trânsito no Brasil, no que tange as suas principais repercussões. Métodos: Revisão integrativa de literatura, cujos dados foram coletados nas bases de dados LILACS e SCIELO, por meio do descritor acidente de trânsito inter-relacionado com os descritores reabilitação, incapacidades, sequelas e qualidade de vida. Resultados: 12 artigos atenderam aos critérios de inclusão desta revisão, dos quais emergiram cinco categorias: Morbimortalidade por acidentes de trânsito no Brasil; Acidente de trânsito e retorno ao trabalho; Impactos dos acidentes de trânsito na qualidade de vida; Implicações dos acidentes de trânsito na estrutura familiar e social e; Medidas sugeridas e/ou adotadas. Conclusões: Os acidentes de trânsito no Brasil repercutem negativamente no bem-estar físico e psicológico das vítimas e de seus familiares, com redução na qualidade de vida e na capacidade desses indivíduos para o trabalho, com reflexos nos setores econômico e social.
Descritores: Acidentes de trânsito, Estatísticas de sequelas e incapacidade, Qualidade de vida.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.