Evidence about playing in the hospital from the perspective of the child's family: integrative review / Evidências acerca do brincar no hospital na perspectiva do familiar da criança: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v16.12206

Palavras-chave:

Família, Jogos e brinquedos, Criança hospitalizada, Revisão

Resumo

Objetivo: identificar estudos na literatura nacional e internacional acerca do brincar no hospital na perspectiva do familiar da criança. Método: revisão Integrativa realizada no período de março a maio de 2022, nas fontes de informações: Scielo; LILACS e BDENF via BVS; MEDLINE via PUBMED; Scopus e o Google Scholar como estratégia adicional. Foram incluídos artigos originais, nos idiomas inglês, português e espanhol; sem recorte temporal; e que tivessem como participantes familiares e/ou acompanhantes de crianças hospitalizadas. Resultados: as famílias reconhecem o brincar como promotor na redução da ansiedade das crianças frente aos procedimentos invasivos, além de auxiliar no enfrentamento da hospitalização e na melhora do humor e comportamento delas. Também destacaram a brinquedoteca hospitalar como um importante espaço que promove distração e continuidade do desenvolvimento. Conclusão: a partir da perspectiva dos familiares acerca do brincar, a equipe de enfermagem deve incentiva-las serem coparticipante dessa atividade durante a hospitalização da criança.

 

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Biografia do Autor

Jéssica Renata Bastos Depianti, Universidade Estácio de Sá

Enfermeira pediatra. Doutoranda em enfermagem pela EEAN/UFRJ. Professora de enfermagem. Universidade Estácio de Sá- Campus Norte Shopping. Rio de Janeiro-Rio de Janeiro- Brasil.

Juli Valadares Bezerra, Universidade Estácio de Sá

Aluna de Graduação de Enfermagem. Universidade Estácio de Sá Campus Norte Shopping – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Brasil.

Larissa Menezes de Paula, Universidade Estácio de Sá

Aluna de Graduação de Enfermagem. Universidade Estácio de Sá Campus Norte Shopping – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Brasil.

Mayara Cristina Nunes Ferreira, Universidade Estácio de Sá

Aluna de Graduação de Enfermagem. Universidade Estácio de Sá Campus Norte Shopping – Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – Brasil

Flávia Melo de Castro, University Center Augusto Motta

 Enfermeira. Doutoranda em enfermagem pela EEAN/UFRJ. Professora de enfermagem. Centro Universitário Augusto Motta. Rio de Janeiro-Rio de Janeiro-Brasil

Liliane Faria da Silva, Fluminense Federal University

Enfermeira. Doutora em enfermagem pela EEAN/UFRJ. Professora Associada de Enfermagem.  Universidade Federal Fluminense. Niterói- Rio de Janeiro- Brasil.

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Publicado

2024-01-22

Como Citar

1.
Depianti JRB, Valadares Bezerra J, Menezes de Paula L, Nunes Ferreira MC, Melo de Castro F, Faria da Silva L. Evidence about playing in the hospital from the perspective of the child’s family: integrative review / Evidências acerca do brincar no hospital na perspectiva do familiar da criança: revisão integrativa. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 22º de janeiro de 2024 [citado 22º de dezembro de 2024];16:e-12206. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/12206

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

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