Contributions of the concept of vulnerability to professional nursing practice: integrated review

Autores

  • Daniel Ignacio da Silva Faculdade Paranaense
  • Aida Maris Peres Universidade Federal do Paraná
  • Lillian Daisy Gonçalves Wolff Universidade Federal do Paraná
  • Verônica de Azevedo Mazza Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i2.848-855

Palavras-chave:

pesquisa em enfermagem, vulnerabilidade, enfermagem, prática profissional

Resumo

Objetivo: Identificar as contribuições do conceito de vulnerabilidade para a prática profissional de Enfermagem. Método: Trata-se de uma revisão integrativa que incluiu artigos científicos indexados nas bases de dados LILACS e MedLine, e no repositório Scielo. Entre os 55 artigos identificados, com descritores relacionados à vulnerabilidade e Enfermagem, foram selecionadas 16 produções nacionais, entre 2006 e 2010.  Resultados: A análise qualitativa gerou as categorias temáticas: Educação permanente para a Enfermagem e Reorientação da prática profissional da Enfermagem. Os resultados apontam que o conceito de vulnerabilidade se refere, na maioria deles,  a condicionantes do adoecimento de indivíduos e comunidades para além da dimensão individual. Conclusão: Existe a necessidade de estratégias de educação permanente e incorporação de elementos contextuais e socioculturais na prática profissional do enfermeiro a fim de incrementar sua capacidade de diagnóstico e intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Ignacio da Silva, Faculdade Paranaense

Enfermeiro.  Mestre em Enfermagem pela UFPR.  Professor Adjunto I da Faculdade Paranaense - FAPAR. 

Aida Maris Peres, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Líder do Grupo de Pesquisas em Políticas, Gestão e Práticas em Saúde – GPPGPS

Lillian Daisy Gonçalves Wolff, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Doutora em Engenharia de Produção. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Paraná. Membro do Núcleo de Estudo em Saúde Coletiva -NESC/UFPR.

Verônica de Azevedo Mazza, Universidade Federal do Paraná

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná-UFPR, Líder do Grupo de Estudos - Família Saúde e Desenvolvimento (GEFASED).

Publicado

2014-04-01

Como Citar

1.
Silva DI da, Peres AM, Wolff LDG, Mazza V de A. Contributions of the concept of vulnerability to professional nursing practice: integrated review. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de abril de 2014 [citado 3º de julho de 2024];6(2):848-55. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3047

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Plum Analytics