THE PERFORMANCE OF THE NURSE: ORIENTING, STIMULATING AND EDUCATING THROUGH

Autores

  • Anna Carolina Siqueira Veneu Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI)
  • Cátia Maria Salles de Jesus
  • Elaine Antunes Cortez
  • Lucelena Morais Schroeder
  • Maíra Muniz de Assis
  • Yukka Yêda Ferreira das Neves

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i2.%25p

Palavras-chave:

Promoção da Saúde, Educação em Saúde, Jogos Experimentais, Cuidados de Enfermagem.

Resumo

Objetivo: identificar o processo educativo dos enfermeiros no PSF, descrever o conhecimento e utilização dos enfermeiros no PSF dos jogos educativos, e analisar as possibilidades e dificuldades dos jogos educativos como uma nova estratégia de ensino. Métodos: pesquisa descritiva exploratória, abordagem quanti-qualitativa, de campo, respaldada pela Resolução nº196/96, com enfermeiros atuantes em PSFs coordenados pelo Pólo Sanitário Washington Luiz Lopes, no município de São Gonçalo (RJ). Resultados: a pesquisa aponta para um grande interesse dos enfermeiros entrevistados em conhecer os jogos educativos e sua dinâmica, bem como de colocá-los em prática. Conclusão: o presente trabalho descreve e discute uma nova estratégia educativa, pouco conhecida como instrumento facilitador na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Carolina Siqueira Veneu, Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI)

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI).

Cátia Maria Salles de Jesus

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI).

Elaine Antunes Cortez

Enfermeira. Doutoranda em enfermagem da EEAN/UFRJ.

Lucelena Morais Schroeder

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI).

Maíra Muniz de Assis

Enfermeira, Pós-graduanda em Saúde Coletiva da UFF/EEAAC.

Yukka Yêda Ferreira das Neves

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI).

Downloads

Publicado

2010-05-25

Como Citar

1.
Veneu ACS, Jesus CMS de, Cortez EA, Schroeder LM, Assis MM de, Neves YYF das. THE PERFORMANCE OF THE NURSE: ORIENTING, STIMULATING AND EDUCATING THROUGH. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 25º de maio de 2010 [citado 29º de novembro de 2024];2(2). Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/466

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics