Nursing consultation with a syndromic approach: perspectives of nursing education / Consulta de enfermagem com abordagem sindrômica: perspectivas do ensino por enfermeiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.7109

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, enfermagem no consultório, educação em saúde, competência clínica, docentes de enfermagem.

Resumo

Objetivo: compreender o significado do ensino da consulta de enfermagem com abordagem sindrômica para enfermeiros. Método: pesquisa qualitativa, sustentada na Fenomenologia Social, realizada com 19 enfermeiros docentes e assistenciais de quatro hospitais universitários da região metropolitana do Rio de Janeiro, em 2013. Os depoimentos foram analisados e organizados em categorias concretas do vivido. Resultados: destacaram-se as categorias: “Demonstrar a prática da consulta de enfermagem com abordagem sindrômica”, “Oportunizar o desenvolvimento de habilidades e competências para a consulta de enfermagem” e “Compartilhar a intencionalidade do ensino da consulta de enfermagem”. Conclusões: constatamos que os Enfermeiros se vêem como “seres docentes”, sendo esse comportamento determinante de suas ações, independente da sua formação acadêmica, pois se pautam em sua ação intencional de ensinar, apreendida na intersubjetividade da relação face a face com os graduandos e pós-graduandos, possibilitando à sua consciência o reconhecimento da prática do ensino da Consulta de Enfermagem como única e fundamentada.

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Biografia do Autor

Claudia Maria Messias

Pós Doutora pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense, Doutora em Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery/UFRJ, Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Professor auxiliar da Universidade Castelo Branco e Enfermeira do Hospital Municipal Miguel Couto. 

Ann Mary Machado Tinoco Feitosa Rosas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada do Departamento de Metodologia da Enfermagem da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Harlon França de Menezes

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ). Rio de Janeiro, RJ. Brasil.

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Universidade Federal Fluminense, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - Universidade Federal Fluminense- UFF.

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

1.
Messias CM, Rosas AMMTF, Menezes HF de, Valente GSC. Nursing consultation with a syndromic approach: perspectives of nursing education / Consulta de enfermagem com abordagem sindrômica: perspectivas do ensino por enfermeiros. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1º de maio de 2021 [citado 21º de novembro de 2024];12:337-44. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/7109

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