EATING HABITS: KNOWLEDGE OF PREGNANT TEENAGERSASSISTEDIN PRIMARY CARE

Autores

  • Eliane Leite de Sousa Universidade Federal de Campina Grande
  • Maria do Carmo Andrade Duarte de Farias Universidade Federal de Campina Grande
  • Edineide Nunes da Silva Universidade Federal de Campina Grande
  • Francisca Wigna da Silva Faculdade Santa Maria Cajazeiras, PB
  • Veruscka Pedrosa Barreto Universidade Federal de Campina Grande
  • Wilma Dias de Fontes Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i4.661-670

Palavras-chave:

Hábitos alimentares, Atenção Primária à Saúde, Gravidez na Adolescência.

Resumo

Objetivo: Compreender os hábitos alimentares de adolescentes grávidas atendidas na atenção básica. Métodos: Estudo exploratório com abordagem quantitativa e qualitativa, realizado nas Unidades Saúde da Família, Cajazeiras-PB, com 24 adolescentes grávidas. Em dezembro de 2010, por meio de entrevistas com roteiro semi-estruturado, foi realizada a coleta de dados, cuja análise foi subsidiada pela análise temática (Bardin, 2009). Resultados: Evidenciou que as gestantes adolescentes apresentaram certa deficiência nutricional, atribuída ao baixo nível educacional, ao estado de desenvolvimento e à indisponibilidade financeira. Conclusão: O estudo confirma a necessidade de uma assistência pré-natal diferenciada às adolescentes grávidas, por atravessarem duas fases de desenvolvimento, simultaneamente, sugerindo mudanças vigentes na sua saúde, sendo necessárias medidas de cuidado efetivas e eficazes, a fim de prevenir riscos à saúde e à vida, promover e manter a saúde e bem-estar do binômio mãe-filho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Leite de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeira. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Cruzeiro do Sul/UNICSUL. São Paulo. Servidora Técnica Administrativa da Universidade Federal de Campina Grande UFCG/UACV. Rua: Erenice Ferreira, 62 centro CEP 58900-000 Cajazeiras/PB.

Maria do Carmo Andrade Duarte de Farias, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeira. Pós-doutorado em Saúde Pública na FMABC, Santo André. Doutora em enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Professora associado da Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Formação de Professores, Cajazeiras – PB, Brasil. Lider do Grupo de Pesquisa GEPASH/CNPq.

Edineide Nunes da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Enfermeira. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Cruzeiro do Sul/UNICSUL. São Paulo. Docente da Universidade Federal de Campina Grande UFCG/UACV e da Faculdade Santa Maria.

Francisca Wigna da Silva, Faculdade Santa Maria Cajazeiras, PB

Enfermeira. Faculdade Santa Maria. FSM. Cajazeiras, PB.

Veruscka Pedrosa Barreto, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em genética pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB. Docente e Coordenadora da Unidade Acadêmica de Ciências da Vida/UFCG.

Wilma Dias de Fontes, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Enfermagem. Professora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba, UFPB, João Pessoa, PB, Brasil.

Publicado

2013-09-11

Como Citar

1.
Sousa EL de, Farias M do CAD de, Silva EN da, Silva FW da, Barreto VP, Fontes WD de. EATING HABITS: KNOWLEDGE OF PREGNANT TEENAGERSASSISTEDIN PRIMARY CARE. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 11º de setembro de 2013 [citado 26º de novembro de 2024];5(4):661-70. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2688

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics