Playful education in health: report of an experience of “luminescent nurses”

Autores

  • Taciana Jacinto de Almeida FACEX RN
  • Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador UFRN
  • Kisna Yasmin Andrade Alves UFRN
  • Isabel Cristina Amaral de Sousa FACEX RN

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i5.122-130

Palavras-chave:

Educação em Saúde. Enfermagem. Enfermagem em Saúde Pública.

Resumo

Objetivo: Descrever um relato de práticas lúdicas de educação em saúde do Projeto de Extensão “Enfermeiros Luminescentes” do Curso de Enfermagem da FACEX. Métodos: Trata-se de um relato de experiência das práticas de educação em saúde fomentadas por discentes e docentes do Projeto de Extensão “Enfermeiros Luminescentes”, o qual consiste em um estudo do tipo pesquisa-ação, na modalidade de intervenção coletiva. Resultados: Para a descrição sistemática das práticas desenvolvidas pelos “Enfermeiros Luminescentes”, os resultados estão organizados em três pilares: 1) educando por meio do teatro; 2) educando por meio de contos encantados; e 3) educando em consultas de Crescimento e Desenvolvimento (CD) humanescentes. Conclusão: As atividades lúdicas devem continuar auxiliando a enfermagem na perpetuação de novas ideias e assistência inovadora, (re)direcionando os profissionais a um novo olhar para os sujeitos, entendendo-os e resgatando a luminescência e a humanescência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taciana Jacinto de Almeida, FACEX RN

Enfermeira. Pós graduanda da Especialização em Saúde Coletiva com Enfoque na Estratégia de Saúde da Família pela Faculdade de Ciências Cultura e Extensão do Rio Grande do Norte (FACEX RN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador, UFRN

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem e membro do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem (LABTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. 

Kisna Yasmin Andrade Alves, UFRN

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem e membro do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem (LABTEC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. 

Isabel Cristina Amaral de Sousa, FACEX RN

Enfermeira. Doutoranda em Educação e Corporeidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Coordenadora e docente do Curso de Enfermagem da FACEX/RN.

Publicado

2013-11-06

Como Citar

1.
Jacinto de Almeida T, Candido de Oliveira Salvador PT, Andrade Alves KY, Amaral de Sousa IC. Playful education in health: report of an experience of “luminescent nurses”. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 6º de novembro de 2013 [citado 29º de março de 2024];5(5):122-30. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1642

Edição

Seção

Experience Report

Plum Analytics