Clinical care nursing in mental health: reflections on a practice nurse

Autores

  • Arisa Nara Saldanha de Almeida Universidade Estadual do Ceará
  • Rúbia Mara Maia Feitosa Universidade Estadual do Ceará
  • Emilie Fonteles Boesmans Universidade Estadual do Ceará
  • Lia Carneiro Silveira Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i1.213-231

Palavras-chave:

Enfermagem, Cuidado, Saúde Mental

Resumo

 

Objetivo: Compreender a concepção de sujeito pelos enfermeiros que atuam no CAPS e sua articulação com o cuidado clínico de enfermagem aos pacientes em sofrimento psíquico. Métodos: Trabalho resultado da oficina com 17 enfermeiros que atuam no Centro de Atenção Psicossocial.  Resultados: Mediante análise das falas dos enfermeiros na oficina, chegamos à elaboração das seguintes categorias: De que sujeito se trata? Sujeito e Escuta e a Escuta de quem cuida. A oficina permitiu que os enfermeiros se aproximassem de outros referenciais teóricos e metodológicos que conceituam o sujeito para além do cartesiano como, por exemplo, o referencial da psicanálise, possibilitando que o enfermeiro reconheça que o processo de cuidar é complexo e demanda ações pautadas na singularidade de cada sujeito. Conclusão: A psicanálise surge como ferramenta teórica que pode contribuir com o enfermeiro nessa empreitada, construindo um espaço de escuta, cujo saber é suposto ao sujeito que fala.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arisa Nara Saldanha de Almeida, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Mestre do Programa de Pós Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (PPCCLIS/UECE). Membro do Laboratório da Clínica do Sujeito: saber, saúde e laço social. Docente da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza (FAMETRO). Endereço para correspondência: Rua Crisanto Arruda, nº 740, Passaré. CEP: 60861760; Fortaleza-CE. 

Rúbia Mara Maia Feitosa, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (PPCCLIS/UECE). Bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Docente da Universidade Potiguar (UNP), Campus Mossoró. Membro do Laboratório da Clínica do Sujeito: saber, saúde e laço social..

 

Emilie Fonteles Boesmans, Universidade Estadual do Ceará

Psicóloga. Graduada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). ). Membro do Laboratório da Clínica do Sujeito: saber, saúde e laço social.

Lia Carneiro Silveira, Universidade Estadual do Ceará

Enfermeira. Psicanalista do Fórum do Campo Lacaniano em Fortaleza – Ceará. Docente do Programa de Pós Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará (PPCCLIS/UECE). Coordenadora do grupo de pesquisa Laboratório da Clínica do Sujeito: saber, saúde e laço social. 

Publicado

2014-01-03

Como Citar

1.
Almeida ANS de, Feitosa RMM, Boesmans EF, Silveira LC. Clinical care nursing in mental health: reflections on a practice nurse. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 3º de janeiro de 2014 [citado 28º de março de 2024];6(1):213-31. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2819

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics