THE PERCEPTION OF NURSES FACED WITH THE DEATH OF ADULT ICU PATIENTS

Main Article Content

Fernanda Garcia Bezerra Góes
Erivelto da Silva Macedo
Ingrid Miranda Marques
Michelle de Mendonça Pinheiro

Resumo

Objetivo: identificar a percepção do enfermeiro frente morte do paciente de UTI Adulto e discutir como a percepção da morte influencia no cuidado de enfermagem. Métodos: pesquisa de campo do tipo descritiva-exploratória com abordagem qualitativa, realizada através da técnica de questionário semi-estruturado aplicado a enfermeiros atuantes em UTI Adulto de uma unidade privada localizada no município de Niterói no ano de 2007. A análise dos dados foi realizada a partir da Análise Temática. Resultados: da análise dos dados surgiram as seguintes categorias: 1) Multiplicidade de sentimentos e 2) O cuidar como resposta. Conclusão: Evidenciou-se neste estudo que, trabalhar junto a pacientes terminais, é um fator marcante que eleva as dificuldades, e passa a ser sentida como sinal de fracasso em iminência de morte. Mas que, independente disso, não interfere no cuidado, onde se destacaram as prioridades com a família e o conforto do paciente em geral, assim como o respeito e o preparo do corpo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Góes FGB, Macedo E da S, Marques IM, Pinheiro M de M. THE PERCEPTION OF NURSES FACED WITH THE DEATH OF ADULT ICU PATIENTS. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 2º de março de 2010 [citado 17º de janeiro de 2022];2(1). Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/519
Seção
Research
Biografia do Autor

Fernanda Garcia Bezerra Góes, IPPMG/UFRJ; UNIPLI

Mestre em Enfermagem, Enfermeira do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Professora do Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI)

Erivelto da Silva Macedo, UNIPLI

Enfermeiro graduado pelo Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI)

Ingrid Miranda Marques, UNIPLI

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI)

Michelle de Mendonça Pinheiro, UNIPLI

Enfermeira graduada pelo Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI).

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)