Theoretical content of a mobile application on COVID-19: contributions from healthcare students / Conteúdo teórico de um aplicativo móvel sobre covid-19: contribuições de acadêmicos da área da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v14.11438

Palavras-chave:

Comunicação; Estudantes; Infecções por coronavírus; Pandemias; Tecnologia educacional.

Resumo

Objetivo: identificar dúvidas de acadêmicos da área da saúde sobre a COVID-19 para a composição do conteúdo teórico de um aplicativo móvel. Método: pesquisa qualitativa, desenvolvida no estado do Rio de Janeiro, em julho de 2020, por meio de formulário eletrônico com acadêmicos da saúde, cujos dados foram processados no software Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes Et de Questionnaires. Resultados: as dúvidas de acadêmicos da área da saúde sobre a COVID-19 que subsidiaram a composição do conteúdo do aplicativo móvel, versaram sobre: formas de contágio, cadeia de transmissão da doença, sinais e sintomas, contágio e prevenção, além do tratamento frente à COVID-19.   Conclusão: a identificação de temas para composição do aplicativo móvel sob a ótica dos acadêmicos da área da saúde, possibilitará o uso deste como tecnologia educacional no âmbito da saúde, promovendo mudanças de atitudes, autonomia, além de favorecer a tomada de decisão frente a pandemia.

 

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Biografia do Autor

Layanne Fonseca Pinto, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal Fluminense (UFF)/Campus Rio das Ostras.

Aline Cerqueira Santos Santana da Silva, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF)/Campus Rio das Ostras.

Fernanda Garcia Bezerra Góes , Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF)/Campus Rio das Ostras.

Michelly Cristynne Souza Bonifácio , Universidade Federal Fluminense

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal Fluminense (UFF)/Campus rio das Ostras.

Yasminn Canella Cabral Banjar Coelho , Universidade Federal Fluminense

Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal Fluminense (UFF)/Campus Rio das Ostras.

Maithê de Carvalho e Lemos Goulart , Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora em Enfermagem e Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professora adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF)/Campus Rio das Ostras.

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Publicado

2022-10-10

Como Citar

1.
Fonseca Pinto L, Silva ACSS da, Góes FGB, Cristynne Souza Bonifácio M, Coelho YCCB, Goulart M de C e L. Theoretical content of a mobile application on COVID-19: contributions from healthcare students / Conteúdo teórico de um aplicativo móvel sobre covid-19: contribuições de acadêmicos da área da saúde. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 10º de outubro de 2022 [citado 22º de julho de 2024];14:e-11438. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/11438

Edição

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