ACCESSION TO THE HUMANIZATION POLICY IN THE NEWBORN IMMEDIATE CARE – PERCEPTION OF THE NURSING TEAM

Autores

  • Adriana Dias Oliveira dos Santos
  • Inês Maria Meneses dos Santos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Leila Rangel da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i4.2426-2439

Palavras-chave:

Enfermagem neonatal, humanização da assistência, recém-nascido

Resumo

Objetivos: Descrever a percepção da equipe de enfermagem quanto à humanização dos cuidados imediatos prestados ao recém-nascido (RN); e analisar a implementação do modelo de assistência humanizada nos cuidados imediatos prestados ao RN na percepção da equipe de enfermagem. Métodos: Estudo descritivo, qualitativo, realizado em uma maternidade do Rio de Janeiro, no período de agosto a setembro de 2010. Foram entrevistados vinte integrantes da equipe de enfermagem. Resultados: Da análise temática emergiram duas categorias: 1) O que é humanização dos cuidados imediatos ao RN para a equipe de enfermagem; 2) A implementação do modelo de assistência humanizada ao RN – uma realidade (im)possível. Conclusão: A humanização foi relacionada ao contato precoce pele-a-pele entre mãe e filho e à amamentação. A dificuldade para a implementação do modelo humanizado apareceu vinculada à resistência dos profissionais, em especial da equipe médica. O cuidado humanizado foi relacionado à atuação do enfermeiro obstetra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Dias Oliveira dos Santos

Enfermeira. Graduada pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista Permanente (2008-2010).

Inês Maria Meneses dos Santos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Drofessora Adjunta. Departamento de Enfermagem Materno-Infantil, EEAP/UNIRIO. Núcleo de Pesquisa, Estudos e Experimentação na área da Saúde da Mulher e da Criança (NuPEEMC) e do Grupo de Estudos em Enfermagem nas Áreas Perinatal e da Mulher no seu Ciclo Vital.

Leila Rangel da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil. Escola de Enfermagem Alfredo Pinto.

Downloads

Publicado

2011-10-04

Como Citar

1.
Santos ADO dos, Santos IMM dos, Silva LR da. ACCESSION TO THE HUMANIZATION POLICY IN THE NEWBORN IMMEDIATE CARE – PERCEPTION OF THE NURSING TEAM. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4º de outubro de 2011 [citado 20º de julho de 2024];3(4):2426-39. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1464

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics