ACCESSION TO THE HUMANIZATION POLICY IN THE NEWBORN IMMEDIATE CARE – PERCEPTION OF THE NURSING TEAM

Autores/as

  • Adriana Dias Oliveira dos Santos
  • Inês Maria Meneses dos Santos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Leila Rangel da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i4.2426-2439

Palabras clave:

Enfermagem neonatal, humanização da assistência, recém-nascido

Resumen

Objetivos: Descrever a percepção da equipe de enfermagem quanto à humanização dos cuidados imediatos prestados ao recém-nascido (RN); e analisar a implementação do modelo de assistência humanizada nos cuidados imediatos prestados ao RN na percepção da equipe de enfermagem. Métodos: Estudo descritivo, qualitativo, realizado em uma maternidade do Rio de Janeiro, no período de agosto a setembro de 2010. Foram entrevistados vinte integrantes da equipe de enfermagem. Resultados: Da análise temática emergiram duas categorias: 1) O que é humanização dos cuidados imediatos ao RN para a equipe de enfermagem; 2) A implementação do modelo de assistência humanizada ao RN – uma realidade (im)possível. Conclusão: A humanização foi relacionada ao contato precoce pele-a-pele entre mãe e filho e à amamentação. A dificuldade para a implementação do modelo humanizado apareceu vinculada à resistência dos profissionais, em especial da equipe médica. O cuidado humanizado foi relacionado à atuação do enfermeiro obstetra.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Dias Oliveira dos Santos

Enfermeira. Graduada pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista Permanente (2008-2010).

Inês Maria Meneses dos Santos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Drofessora Adjunta. Departamento de Enfermagem Materno-Infantil, EEAP/UNIRIO. Núcleo de Pesquisa, Estudos e Experimentação na área da Saúde da Mulher e da Criança (NuPEEMC) e do Grupo de Estudos em Enfermagem nas Áreas Perinatal e da Mulher no seu Ciclo Vital.

Leila Rangel da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil. Escola de Enfermagem Alfredo Pinto.

Publicado

2011-10-04

Cómo citar

1.
Santos ADO dos, Santos IMM dos, Silva LR da. ACCESSION TO THE HUMANIZATION POLICY IN THE NEWBORN IMMEDIATE CARE – PERCEPTION OF THE NURSING TEAM. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4 de octubre de 2011 [citado 21 de julio de 2024];3(4):2426-39. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1464

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics