The impact of performance of nurses in view of the elderly with dementia caregivers

Mirian da Costa Lindolpho, Jaqueline Burlandi de Oliveira, Selma Petra Chaves Sá, Ana Karine Ramos Brum, Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Thiara Joana Peçanha da Cruz

Resumo


OBJETIVOS: descrever a visão dos cuidadores de idoso com demência sobre a atuação da enfermeira em seu benefício e identificar os resultados desta assistência. MÉTODO: Consiste numa pesquisa exploratória, descritiva, de campo com abordagem qualitativa. Os sujeitos foram os cuidadores de idosos com demência inscritos no Programa de Extensão “A Enfermagem na Atenção à Saúde do Idoso e Seu Cuidador”. A pesquisa foi realizada em Niterói-Rio de Janeiro/Brasil. Utilizamos a entrevista semi estruturada, submetida à análise de conteúdo. RESULTADOS: Foram construídas oito categorias: A qualidade do atendimento da enfermeira na visão dos cuidadores; Ensinam a cuidar; Informam sobre a doença; A importância da relação profissional-cuidador; Mudança de sentimentos; Troca de experiências; Paciência como elemento essencial no cuidar e Aceitação da doença. CONCLUSÃO: através da relação enfermeira-cuidador a perspectiva de vida do cuidador e do cuidado do idoso com demência pode mudar positivamente, melhorando a qualidade de vida do mesmo.

DESCRITORES: demência, cuidador, idoso, cuidado de enfermagem.OBJETIVOS: descrever a visão dos cuidadores de idoso com demência sobre a atuação da enfermeira em seu benefício e identificar os resultados desta assistência. MÉTODO: Consiste numa pesquisa exploratória, descritiva, de campo com abordagem qualitativa. Os sujeitos foram os cuidadores de idosos com demência inscritos no Programa de Extensão “A Enfermagem na Atenção à Saúde do Idoso e Seu Cuidador”. A pesquisa foi realizada em Niterói-Rio de Janeiro/Brasil. Utilizamos a entrevista semi estruturada, submetida à análise de conteúdo. RESULTADOS: Foram construídas oito categorias: A qualidade do atendimento da enfermeira na visão dos cuidadores; Ensinam a cuidar; Informam sobre a doença; A importância da relação profissional-cuidador; Mudança de sentimentos; Troca de experiências; Paciência como elemento essencial no cuidar e Aceitação da doença. CONCLUSÃO: através da relação enfermeira-cuidador a perspectiva de vida do cuidador e do cuidado do idoso com demência pode mudar positivamente, melhorando a qualidade de vida do mesmo.

DESCRITORES: demência, cuidador, idoso, cuidado de enfermagem.


Palavras-chave


Demência; cuidador; idoso; cuidado de enfermagem

Texto completo:

PDF-EN PDF-PT


DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i3.1078-1089 

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2019 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

Novas regras para submissão de artigos na RPCFO a partir de 01/07/2018. Clique aqui.

O atendimento telefônico da secretaria funciona de 06:00 as 09:00, de segunda a sexta feira.

 

        

Crossref Metadata User Badge
SCImago Institutions Rankings