Temas abordados nos grupos educativos de saúde sexual e reprodutiva: uma revisão integrativa Themes addressed in educational groups of sexual and reproductive health: an integrative review

Main Article Content

Carla Cardi Nepomuceno de Paiva
Alana Stephanie Esteves Villar
Maíra Domingues Bernardes Silva
Nayara Araujo de Souza
Adriana Lemos

Resumo

Objetivos: Identificar e analisar as publicações científicas nacionais sobre saúde sexual e reprodutiva na perspectiva do grupo educativo, segundo as diretrizes nacionais que orientam tal prática. Métodos: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura científica nacional na base de dado da Biblioteca Virtual de Saúde no período de Julho a Agosto de 2014, tendo como base artigos que versavam sobre grupos educativos de contracepção. Resultados: Dentre os 33 artigos identificados, conforme critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 10. Os temas eram diversificados, assim como a população, porém, alguns estudos enfocaram aborto, tipos de violência e gênero, sendo que outros restringiram-se a métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis. Conclusões: Verificou-se lacunas na literatura no que tange às questões que envolvem os temas abordados nas práticas educativas de saúde sexual e reprodutiva e o que é preconizado pelas diretrizes, uma vez que tais abordagens desconsideram as necessidades dos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Paiva CCN de, Villar ASE, Silva MDB, Souza NA de, Lemos A. Temas abordados nos grupos educativos de saúde sexual e reprodutiva: uma revisão integrativa Themes addressed in educational groups of sexual and reproductive health: an integrative review. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 15º de julho de 2016 [citado 30º de março de 2023];8(3):4872-81. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/4388
Seção
Integrative Review of the Literature
Biografia do Autor

Carla Cardi Nepomuceno de Paiva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Juiz de Fora (MG), Brasil.

Alana Stephanie Esteves Villar, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira, mestranda do Programa de Pós graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Maíra Domingues Bernardes Silva, Instituto Nacional Fernandes Figueira (IFF-Fiocruz)

Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ. Rio de Janeiro (RJ), Brasil. E-mail: mairinhadbs@gmail.com

Nayara Araujo de Souza, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Acadêmica de Enfermagem, bolsista IC/CNPq da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Adriana Lemos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora Doutora, Programa de Pós Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/PPGENF/UNIRIO. Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>