ENSINO DA METODOLOGIA DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA ENFERMAGEM: AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A GRADUAÇÃO

Luciana Barizon Luchesi, Wellington Mendonça de Amorim, Fernando Porto

Resumo


Objetivou-se a identificação do impacto da utilização de uma estratégia pedagógica para o ensino de metodologia de pesquisa em História da Enfermagem em um Curso desenvolvido para estudantes de graduação em Enfermagem. Trata-se de estudo descritivo, de natureza quantitativa, que teve como fonte de dados um questionário auto-aplicável com questões fechadas e abertas e uma redação elaborada pelos alunos de Enfermagem ao final do Curso sobre a percepção dos mesmos acerca da importância do estudo da História da Enfermagem. Dentre os participantes do curso 33,3% participaram do estudo. Concluiu-se que o curso foi bem sucedido na avaliação dos estudantes, contribuindo para o amadurecimento profissional, científico e cultural dos mesmos, houve demonstração de introjeção de conceitos presentes na literatura científica e apresentou, ainda, como impacto a produção de cinco micro-projetos de pesquisa e a consolidação de um laboratório de estudos interinstitucional. Descritores: Enfermagem, História da Enfermagem, Ensino.

Palavras-chave


Enfermagem, História da Enfermagem, Ensino.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.2009.v1i2.%25p 

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM


Direitos autorais 2014 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online



Novas regras para submissão de artigos na RPCFO a partir de 01/07/2018. Clique aqui.

O atendimento telefônico da secretaria funciona de 06:00 as 09:00, de segunda a sexta feira.

 

        

Crossref Metadata User Badge