Health education shares in the context of chronic diseases: integrative review / Ações de educação em saúde no contexto das doenças crônicas: revisão integrativa

Autores

  • Priscylla Rique de Azevedo
  • Mailson Marques de Sousa
  • Nailze Figueiredo de Souza
  • Simone Helena dos Santos Oliveira Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i1.260-267

Palavras-chave:

Doença Crônica, Educação em Saúde, Informação de Saúde ao Consumidor

Resumo

Objetivo: analisar estudos desenvolvidos sobre ações educativas em saúde no contexto das doenças crônicas. Método: revisão integrativa da literatura de artigos publicados no período de 2008 a 2014 nas bases de dados MEDLINE, SCIELO, IBECS e BDENF. Os descritores utilizados para busca dos artigos foram: doença crônica e educação em saúde. Foram encontrados vinte artigos disponíveis na íntegra. Resultados: verificou-se que a maioria dos estudos são pesquisas de intervenção desenvolvidas por enfermeiros. A análise possibilitou identificação de uma diversidade de metodologias de educação em saúde desenvolvidas junto a pessoas com doenças crônicas evidenciando experiências positivas para o controle das mesmas. Conclusão: a revisão possibilita aos profissionais de saúde o conhecimento e prática de metodologias aplicadas que podem servir como base para o ensino, pesquisa e extensão junto aos usuários. Destaca-se a necessidade de intensificação de estudos nacionais sobre a temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscylla Rique de Azevedo

Graduanda em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa - PB - Brasil.

Mailson Marques de Sousa

Enfermeiro. Residência em Enfermagem Cardiovascular. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa - PB - Brasil.

Nailze Figueiredo de Souza

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Escola Técnica em Saúde da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa - PB - Brasil.

Simone Helena dos Santos Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e da Escola Técnica em Saúde da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa - PB - Brasil.

Publicado

2018-01-09

Como Citar

1.
Azevedo PR de, Sousa MM de, Souza NF de, Oliveira SH dos S. Health education shares in the context of chronic diseases: integrative review / Ações de educação em saúde no contexto das doenças crônicas: revisão integrativa. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 9º de janeiro de 2018 [citado 16º de abril de 2024];10(1):260-7. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/5013

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics