PERCEPÇÕES E ENFRENTAMENTOS DO GRADUANDO DE ENFERMAGEM NO CUIDADO AO CLIENTE NECESSITADO DE TECNOLOGIAS DURAS E EM PROCESSO DE MORTE E MORRER EM UTI.

Autores

  • Paola Rodrigues Costa unirio
  • Carlos Roberto Lyra da Silva AAEP/UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25p

Palavras-chave:

enfermagem, tecnologias, finitude

Resumo

O objeto dessa investigação são as percepções do graduando de enfermagem acerca do cliente necessitado de suporte tecnológico em processo de morte e morrer. O Objetivo dessa propositura é Identificar as percepções dos graduandos que cuidam de clientes necessitados de tecnologias duras e em processo de morte e morrer. Método foi realizada uma pesquisa, através de um entrevista semi estruturada, composta por dados quantitativos (frequência simples).A pesquisa foi realizada em uma Universidade Federal, mais especificamente, em uma Escola de Enfermagem localizada no estado do Rio de Janeiro, com graduandos de enfermagem que estavam em atividade assistencial em uma UTI. Resultados: A resposta que mais ocorreu foi a apreensão, culminando com 47% das respostas, seguida da solidariedade com 29,4%, da tristeza com 11,76%,da incapacidade com 5,8% e do medo com 5,8%. Conclusão: A abordagem metodológica atendeu plenamente ao objeto proposto, assim como ao seu objetivo, pois favoreceu que os sujeitos-objeto respondentes da investigação expusessem livremente suas repostas acerca do assunto. A possibilidade de determinar, agrupar e selecionar as percepções de graduandos, destacadas nesta investigação, poderá permitir que outros investigadores de enfermagem preocupados com os aspectos da formação acadêmica em enfermagem analisem, construam, reconstruam, correlacionem, categorizem, e possam aprofundar seu estudos em âmbito de enfermagem. Descritores: Enfermagem, Tecnologias, Finitude.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paola Rodrigues Costa, unirio

Departamento de Enfermagem Fundamental

Carlos Roberto Lyra da Silva, AAEP/UNIRIO

Drº em Enfermagem pela EEAN. Professor Adjunto do DEF/EEAP/UNIRIO

Downloads

Publicado

2010-10-20

Como Citar

1.
Costa PR, Silva CRL da. PERCEPÇÕES E ENFRENTAMENTOS DO GRADUANDO DE ENFERMAGEM NO CUIDADO AO CLIENTE NECESSITADO DE TECNOLOGIAS DURAS E EM PROCESSO DE MORTE E MORRER EM UTI. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 20º de outubro de 2010 [citado 27º de abril de 2024];. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/806

Edição

Seção

Revisão Sistemática de Literatura

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics