CAPACITAÇÃO DE PRECEPTORESDE ENFERMAGEM: ESTRATÉGIA PARA MUDANÇA NA FORMAÇÃO EM SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25pAbstract
INTRODUÇÃO: A formação em saúde se dá pelas relações concretas que operam realidades e que possibilita construir espaços coletivos para refletir e avaliar os atos produzidos no cotidiano. Nesse sentido, enquanto docentes envolvidas com o Curso de Pós-Graduação para Enfermeiros nos moldes de Residência da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), sentimos a necessidade de implementar uma estratégia para a capacitação de enfermeiros preceptores. Essa modalidade de Pós-Graduação, com duração de dois anos, em convênio com o Ministério da Saúde, possui 5.400h, já formou ao longo de seus quatorze anos mais de 1000 especialistas para o Sistema Único de Saúde (SUS).
OBJETIVOS: Descrever a experiência de um curso de capacitação para preceptores; discutir como a capacitação dos preceptores reflete na formação dos jovens profissionais para o SUS.
MÉTODOS: Após um levantamento das necessidades dos enfermeiros preceptores, evidenciamos que os mesmos desconheciam seu papel de preceptor, suas atribuições e principalmente sua importância para a formação dos jovens profissionais para o SUS. Com o objetivo de capacitar esses preceptores e envolvê-los no processo de formação continuada e treinamento em serviço, docentes e Coordenadores do Curso elaboraram uma capacitação com uma carga horária de sessenta horas, promovendo discussões sobre a importância da residência, o papel do preceptor, a pós-graduação (ensino, serviço, pesquisa e extensão), a educação permanente, resiliência, metodologia aplicada aos projetos para o serviço e propostas de extensão e pesquisa desenvolvidas em parceria preceptor e residente.
RESULTADOS: Um total de 150 enfermeiros preceptores dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro já foram capacitados, gerando mais de quarenta propostas para o serviço. No primeiro semestre de 2009 realizamos o primeiro seminário de acolhimento para enfermeiros residentes da UNIRIO e preceptores da rede Federal de Saúde. Entendemos que esta abordagem seja uma potente estratégia para desfazer dicotomias persistentes como ensino/serviço. Nessa perspectiva, ensino e serviço são efetivamente parceiros e potenciais agentes para a transformação de um modelo hegemônico e unidirecional de formação em saúde incompatível com as necessidades da população.
CONCLUSÃO: O compromisso com a formação do enfermeiro e a Educação Permanente deve estar presente e orientar os processos educacionais na formação para o Sistema Único de Saúde. Destaca-se a ênfase na aprendizagem em situação de trabalho onde aprender e ensinar se façam parte do cotidiano e sejam propostas construídas coletivamente.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
1-AGUIAR, B. G. C. O que é a residência em enfermagem In: BRASIL. Ministério da saúde. Guia de orientações para o enfermeiro residente: curso de Pós-Graduação ( Especialização), sob a forma de treinamento em serviço ( Residência) para Enfermeiros ( Residência em Enfermagem). Brasília, 2005. 2-
BOFF, L. Ética da vida. Belo Horizonte: Sextante, 2003.3-
FIOCRUZ. Diretrizes e normas regulamentadoras da pesquisa envolvendo seres humanos. Resolução Nº 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. Rio de Janeiro, 1998. 4- MAZZA, V. A. et al. Metodologia para a assistência de enfermagem, teorização, modelos e subsídios para a prática. Goiânia: AB, 2001, p. 2124.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
TRANSFER AGREEMENT COPYRIGHT I transfer copyright of the article to the Journal of Care Survey is Fundamental - Online - RPCF, so it is accepted due to electronic publishing. The copyright includes the right to reproduce in whole or in part by any means, distributing that article, including figures, photographs, and any translations. The author can also print and distribute copies of your article, stating that since the rights belong to RPCF. I declare that this manuscript is original and has not been submitted for publication, in whole or in part to other online journals or not, so BMMC in the Annals of scientific events or book chapters.