Creation and consolidation of a nursing graduation course – a historic rescue (1969-1975) / Criação e consolidação de um curso de graduação em enfermagem – um resgate histórico (1969-1975)
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v14.10959Keywords:
Enfermagem, História da enfermagem, Educação em enfermagem, Educação, UniversidadesAbstract
Objetivo: conhecer como se deu o processo de criação e consolidação do Curso de Enfermagem em uma universidade do sul do Brasil, no período de 1969 a 1975. Método: pesquisa qualitativa de abordagem sócio histórica, com história oral temática envolvendo doze participantes. Utilizou-se análise de conteúdo temática e referencial foucaultiano. Emergiram duas categorias: o movimento para a criação do Curso de Enfermagem: antecedentes históricos e, da Implantação ao Reconhecimento do Curso de Graduação em Enfermagem: enfrentando desafios. Resultados: apontam os desafios enfrentados pelas enfermeiras no processo de criação e consolidação do Curso de Enfermagem. Garantiram conquistas, em virtude de seus saberes. A participação das enfermeiras foi essencial, dada a relevância das estratégias políticas efetivadas para transpor os desafios. Conclusão: a criação e consolidação deste curso trouxeram significativas transformações nos serviços de saúde, na assistência de enfermagem à população e incentivo e apoio a criação de novos cursos no Estado
Downloads
References
Brasil. Decreto n. 791, de 27 de setembro de 1890. Crêa no Hospício Nacional de Alienados uma escola profissional de enfermeiros e enfermeiras [Internet]. 1980 [acesso em 20 de janeiro 2021]. Disponível em:http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-791-27-setembro-1890-503459-publicacaooriginal-1-pe.html
Amorim WM, Barreira IA. The circumstances of the reconfiguration process of the professional school of assistance to psychopaths of the Federal District. Esc. Anna Nery [Internet]. 2006 [cited 2021 Feb 16];10(2):195-203. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452006000200005
Amorim WM, Barreira IA. A major game in the re-organization of the Professional Nursing School. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2007 [cited 2021 Feb 16];60(1):55-61. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672007000100010
Peres MAA, Santos TCF, Almeida Filho AJ, Aperibense PGGS, Peters A, Paim L. Primeira República: a implantação da enfermagem laica e seus desdobramentos (1889-1930). A enfermagem profissional no Brasil (1923-1949). In: Padilha MI, Borenstein MS, Santos I, Bellaguarda ML. Enfermagem: história de uma profissão. São Caetano do Sul, SP(BR): Difusão Editora; 2020. p. 267-327.
Peres MAA, Almeida Filho AJ, Paim L. Nursing historicity in the spaces of power in brazil. Hist enferm. Rev eletrônica [Internet]. 2014 [cited 2021 Jan 10];5(1):83-94. Disponível em: http://www.here.abennacional.org.br/here/vol5num1artigo7.pdf
Pava AM, Neves EB. The art of teaching nursing: a history of success. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2011 [cited 2021 Feb 20];64(1):145-51. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672011000100021
Brasil. Decreto n. 20.109, de 15 de junho de 1931. Regula o exercício da enfermagem no Brasil e fixa, as condições para a equiparação das escolas de enfermagem [Internet]. 1931 [acesso em 20 de janeiro 2021]. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-20109-15-junho-1931-544273-publicacaooriginal-83805-pe.html
Bellaguarda MLR, Bock LF, Vaghetti HH, Kuhnen AE. A organização da Enfermagem e da Saúde no Contexto da Idade Contemporânea (1930-1960). In: Padilha MI, Borenstein MS, Santos I, Bellaguarda ML. Enfermagem: história de uma profissão. São Caetano do Sul, SP(BR): Difusão Editora; 2020. p.327-69.
Brasil. Lei n. 775, de 6 de agosto de 1949. Dispõe sôbre o ensino de enfermagem no País e dá outras providências [Internet]. 1949 [acesso em 10 de janeiro 2021]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1930-1949/L775.htm
Ribeiro AG, Rosa TCS, Blass LMS. A formação de enfermeiros no contexto da reorganização do sistema de saúde. Rev Cad Estud Soc Pol. [Internet]. 2016 [acesso em 21 de fevereiro 2021];1(1):126-62. Disponível em: http://www.periodicos-ppgspuvv.com.br/ojs/index.php/cesp/article/view/21/11
Borenstein MS, Padilha MI, Carvalho JB, Espíndola DS, Winters JRF, Sell CT. Mercedes Trentini: her professional journey and innovative contribution to nursing research. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2017 [cited 2021 Feb 16];26(3):e3400016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-07072017003400016
Borenstein MS, Padilha MI, Maia AR, Costa E, Gregório VRP, Espíndola AMK. Ottillie Hammes: a nursing pioneer in Santa Catarina, Brazil. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2009 [cited 2019 Jul 26];62(2):240-5. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672009000200011
Zago AT, Teixeira ASC, Martins CR, Hammes O, Bottega LR, Peres MAA et al. ABEn-SC Gestão 1962-1964 [DVD]. In: Kirchhof ALC, Zago AT, Paim L, Padilha MICS. A trajetória da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina: Rememorações Cinquentenárias (1962-2012). Florianópolis, SC(BR): ABEn-SC; 2013. p. 49-51.
Universidade Federal de Santa Catarina. Secretaria Geral. Divisão de Pessoal. Boletim do Pessoal. 1969. Florianópolis, SC; 3(25):01-02.
Borenstein MS, Althoff CR. Projetando e conquistando um caminho para a formação profissional do enfermeiro. In: Borenstein MS, Althoff CR, Souza ML. Enfermagem da UFSC: recortes de caminhos construídos e memórias (1969-1999). Florianópolis, SC(BR): Insular; 1999. p. 25-64.
Borenstein MS, Oliveira ME, Santos EKA, Maliska ICA. Eloita Pereira Neves: nursing's reference at the Federal University of Santa Catarina. Texto contexto – enferm. [Internet]. 2009 [cited 2020 Jul 10];18(4):759-65. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000400018
Bellaguarda MLR, Padilha MI, Pires DEP. Regional nursing council of Santa Catarina (1975-1986): importance for the profession. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2015 [cited 2020 Jul 10];24(3):654-61. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072015003750013
Padilha MI, Bellaguarda MLR, Nelson S, Maia ARG, Costa R. The use of sources in historical research. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2017 [cited 2019 Jul 10];26(4):1-10. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017002760017
Minayo MCS, Costa AP. Fundamentos teóricos das técnicas de pesquisa qualitativa. Rev. Lusófona de Educação [Internet] 2018 [acesso em 10 de fevereiro 2021]; 39:11-26. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6439
Alvarez AM. ABEn 90 years and the Brazilian Journal of Nursing. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2016 [cited 2021 Fev 21];69(6):1011-2. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2016690601
Foucault M. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro, RJ (BR): Forense Universitária; 2012.
Neves EP. A Associação Brasileira de Enfermagem Seção Santa Catarina (ABEN-SC) e a Repercussão na Criação do Curso de Graduação em Enfermagem na UFSC. In: Zago AT, Martins CR, Borenstein MS, Mendes NTC. Contribuições da ABEn-SC para a Enfermagem Catarinense. Florianópolis, SC(BR): ABEn-SC; 2010. p.21-45
Brasil. Lei n. 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média e dá outras providências [Internet]. 1968 [acesso em 10 de janeiro 2020]. Disponível em: http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=75564
Bristot LS. O Centro de Ciências da Saúde e suas histórias. In: Neckel R, Kuchler ADC. UFSC 50 anos: trajetórias e desafios. Florianópolis, SC(BR): UFSC; 2010; p.171-89.
Bub LIR, Mendes NTC. Os primeiros 10 anos (1969-1979). In: Borenstein MS, Althoff CR, Souza ML. Enfermagem da UFSC: recortes de caminhos construídos e memórias (1969-1999). Florianópolis, SC(BR): Insular; 1999. p.65-126.
Carvalho JB, Borenstein MS, Maia AR, Caravaca-Morera JA. University hospital of the Federal University of Santa Catarina: the knowledge-power of nurse teachers (1975-1980). Texto contexto - enferm. [Internet]. 2015 [cited 2019 Jul 15];24(3):766-74. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072015002170014
Almeida DB, Silva GTR, Santos NVC, Almeida IFB, Silva INC, Santana LS. A constituição de sujeitos a partir de Michel Foucault: o saber, o poder, os dispositivos e as técnicas de si. In: Almeida, DB; Santos, NVC. Foucault como referencial teórico metodológico na produção científica de Enfermeiras. Feira de Santana, BA(BR): Editora Zarte; 2020. p. 15-35.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 JRFCO
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
TRANSFER AGREEMENT COPYRIGHT I transfer copyright of the article to the Journal of Care Survey is Fundamental - Online - RPCF, so it is accepted due to electronic publishing. The copyright includes the right to reproduce in whole or in part by any means, distributing that article, including figures, photographs, and any translations. The author can also print and distribute copies of your article, stating that since the rights belong to RPCF. I declare that this manuscript is original and has not been submitted for publication, in whole or in part to other online journals or not, so BMMC in the Annals of scientific events or book chapters.