Creation and consolidation of a nursing graduation course – a historic rescue (1969-1975) / Criação e consolidação de um curso de graduação em enfermagem – um resgate histórico (1969-1975)
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v14.10959Palabras clave:
Enfermagem, História da enfermagem, Educação em enfermagem, Educação, UniversidadesResumen
Objetivo: conhecer como se deu o processo de criação e consolidação do Curso de Enfermagem em uma universidade do sul do Brasil, no período de 1969 a 1975. Método: pesquisa qualitativa de abordagem sócio histórica, com história oral temática envolvendo doze participantes. Utilizou-se análise de conteúdo temática e referencial foucaultiano. Emergiram duas categorias: o movimento para a criação do Curso de Enfermagem: antecedentes históricos e, da Implantação ao Reconhecimento do Curso de Graduação em Enfermagem: enfrentando desafios. Resultados: apontam os desafios enfrentados pelas enfermeiras no processo de criação e consolidação do Curso de Enfermagem. Garantiram conquistas, em virtude de seus saberes. A participação das enfermeiras foi essencial, dada a relevância das estratégias políticas efetivadas para transpor os desafios. Conclusão: a criação e consolidação deste curso trouxeram significativas transformações nos serviços de saúde, na assistência de enfermagem à população e incentivo e apoio a criação de novos cursos no Estado
Descargas
Citas
Brasil. Decreto n. 791, de 27 de setembro de 1890. Crêa no Hospício Nacional de Alienados uma escola profissional de enfermeiros e enfermeiras [Internet]. 1980 [acesso em 20 de janeiro 2021]. Disponível em:http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-791-27-setembro-1890-503459-publicacaooriginal-1-pe.html
Amorim WM, Barreira IA. The circumstances of the reconfiguration process of the professional school of assistance to psychopaths of the Federal District. Esc. Anna Nery [Internet]. 2006 [cited 2021 Feb 16];10(2):195-203. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452006000200005
Amorim WM, Barreira IA. A major game in the re-organization of the Professional Nursing School. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2007 [cited 2021 Feb 16];60(1):55-61. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672007000100010
Peres MAA, Santos TCF, Almeida Filho AJ, Aperibense PGGS, Peters A, Paim L. Primeira República: a implantação da enfermagem laica e seus desdobramentos (1889-1930). A enfermagem profissional no Brasil (1923-1949). In: Padilha MI, Borenstein MS, Santos I, Bellaguarda ML. Enfermagem: história de uma profissão. São Caetano do Sul, SP(BR): Difusão Editora; 2020. p. 267-327.
Peres MAA, Almeida Filho AJ, Paim L. Nursing historicity in the spaces of power in brazil. Hist enferm. Rev eletrônica [Internet]. 2014 [cited 2021 Jan 10];5(1):83-94. Disponível em: http://www.here.abennacional.org.br/here/vol5num1artigo7.pdf
Pava AM, Neves EB. The art of teaching nursing: a history of success. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2011 [cited 2021 Feb 20];64(1):145-51. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672011000100021
Brasil. Decreto n. 20.109, de 15 de junho de 1931. Regula o exercício da enfermagem no Brasil e fixa, as condições para a equiparação das escolas de enfermagem [Internet]. 1931 [acesso em 20 de janeiro 2021]. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-20109-15-junho-1931-544273-publicacaooriginal-83805-pe.html
Bellaguarda MLR, Bock LF, Vaghetti HH, Kuhnen AE. A organização da Enfermagem e da Saúde no Contexto da Idade Contemporânea (1930-1960). In: Padilha MI, Borenstein MS, Santos I, Bellaguarda ML. Enfermagem: história de uma profissão. São Caetano do Sul, SP(BR): Difusão Editora; 2020. p.327-69.
Brasil. Lei n. 775, de 6 de agosto de 1949. Dispõe sôbre o ensino de enfermagem no País e dá outras providências [Internet]. 1949 [acesso em 10 de janeiro 2021]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1930-1949/L775.htm
Ribeiro AG, Rosa TCS, Blass LMS. A formação de enfermeiros no contexto da reorganização do sistema de saúde. Rev Cad Estud Soc Pol. [Internet]. 2016 [acesso em 21 de fevereiro 2021];1(1):126-62. Disponível em: http://www.periodicos-ppgspuvv.com.br/ojs/index.php/cesp/article/view/21/11
Borenstein MS, Padilha MI, Carvalho JB, Espíndola DS, Winters JRF, Sell CT. Mercedes Trentini: her professional journey and innovative contribution to nursing research. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2017 [cited 2021 Feb 16];26(3):e3400016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-07072017003400016
Borenstein MS, Padilha MI, Maia AR, Costa E, Gregório VRP, Espíndola AMK. Ottillie Hammes: a nursing pioneer in Santa Catarina, Brazil. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2009 [cited 2019 Jul 26];62(2):240-5. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672009000200011
Zago AT, Teixeira ASC, Martins CR, Hammes O, Bottega LR, Peres MAA et al. ABEn-SC Gestão 1962-1964 [DVD]. In: Kirchhof ALC, Zago AT, Paim L, Padilha MICS. A trajetória da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina: Rememorações Cinquentenárias (1962-2012). Florianópolis, SC(BR): ABEn-SC; 2013. p. 49-51.
Universidade Federal de Santa Catarina. Secretaria Geral. Divisão de Pessoal. Boletim do Pessoal. 1969. Florianópolis, SC; 3(25):01-02.
Borenstein MS, Althoff CR. Projetando e conquistando um caminho para a formação profissional do enfermeiro. In: Borenstein MS, Althoff CR, Souza ML. Enfermagem da UFSC: recortes de caminhos construídos e memórias (1969-1999). Florianópolis, SC(BR): Insular; 1999. p. 25-64.
Borenstein MS, Oliveira ME, Santos EKA, Maliska ICA. Eloita Pereira Neves: nursing's reference at the Federal University of Santa Catarina. Texto contexto – enferm. [Internet]. 2009 [cited 2020 Jul 10];18(4):759-65. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000400018
Bellaguarda MLR, Padilha MI, Pires DEP. Regional nursing council of Santa Catarina (1975-1986): importance for the profession. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2015 [cited 2020 Jul 10];24(3):654-61. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072015003750013
Padilha MI, Bellaguarda MLR, Nelson S, Maia ARG, Costa R. The use of sources in historical research. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2017 [cited 2019 Jul 10];26(4):1-10. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017002760017
Minayo MCS, Costa AP. Fundamentos teóricos das técnicas de pesquisa qualitativa. Rev. Lusófona de Educação [Internet] 2018 [acesso em 10 de fevereiro 2021]; 39:11-26. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6439
Alvarez AM. ABEn 90 years and the Brazilian Journal of Nursing. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2016 [cited 2021 Fev 21];69(6):1011-2. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2016690601
Foucault M. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro, RJ (BR): Forense Universitária; 2012.
Neves EP. A Associação Brasileira de Enfermagem Seção Santa Catarina (ABEN-SC) e a Repercussão na Criação do Curso de Graduação em Enfermagem na UFSC. In: Zago AT, Martins CR, Borenstein MS, Mendes NTC. Contribuições da ABEn-SC para a Enfermagem Catarinense. Florianópolis, SC(BR): ABEn-SC; 2010. p.21-45
Brasil. Lei n. 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média e dá outras providências [Internet]. 1968 [acesso em 10 de janeiro 2020]. Disponível em: http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=75564
Bristot LS. O Centro de Ciências da Saúde e suas histórias. In: Neckel R, Kuchler ADC. UFSC 50 anos: trajetórias e desafios. Florianópolis, SC(BR): UFSC; 2010; p.171-89.
Bub LIR, Mendes NTC. Os primeiros 10 anos (1969-1979). In: Borenstein MS, Althoff CR, Souza ML. Enfermagem da UFSC: recortes de caminhos construídos e memórias (1969-1999). Florianópolis, SC(BR): Insular; 1999. p.65-126.
Carvalho JB, Borenstein MS, Maia AR, Caravaca-Morera JA. University hospital of the Federal University of Santa Catarina: the knowledge-power of nurse teachers (1975-1980). Texto contexto - enferm. [Internet]. 2015 [cited 2019 Jul 15];24(3):766-74. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072015002170014
Almeida DB, Silva GTR, Santos NVC, Almeida IFB, Silva INC, Santana LS. A constituição de sujeitos a partir de Michel Foucault: o saber, o poder, os dispositivos e as técnicas de si. In: Almeida, DB; Santos, NVC. Foucault como referencial teórico metodológico na produção científica de Enfermeiras. Feira de Santana, BA(BR): Editora Zarte; 2020. p. 15-35.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.