Creation and consolidation of a nursing graduation course – a historic rescue (1969-1975) / Criação e consolidação de um curso de graduação em enfermagem – um resgate histórico (1969-1975)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v14.10959

Palavras-chave:

Enfermagem, História da enfermagem, Educação em enfermagem, Educação, Universidades

Resumo

Objetivo: conhecer como se deu o processo de criação e consolidação do Curso de Enfermagem em uma universidade do sul do Brasil, no período de 1969 a 1975. Método: pesquisa qualitativa de abordagem sócio histórica, com história oral temática envolvendo doze participantes. Utilizou-se análise de conteúdo temática e referencial foucaultiano. Emergiram duas categorias: o movimento para a criação do Curso de Enfermagem: antecedentes históricos e, da Implantação ao Reconhecimento do Curso de Graduação em Enfermagem: enfrentando desafios. Resultados: apontam os desafios enfrentados pelas enfermeiras no processo de criação e consolidação do Curso de Enfermagem. Garantiram conquistas, em virtude de seus saberes. A participação das enfermeiras foi essencial, dada a relevância das estratégias políticas efetivadas para transpor os desafios. Conclusão: a criação e consolidação deste curso trouxeram significativas transformações nos serviços de saúde, na assistência de enfermagem à população e incentivo e apoio a criação de novos cursos no Estado

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Bonetti de Carvalho, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Maria Itayra Padilha, Universidade Federal de Santa Catarina.

Professora Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Referências

Brasil. Decreto n. 791, de 27 de setembro de 1890. Crêa no Hospício Nacional de Alienados uma escola profissional de enfermeiros e enfermeiras [Internet]. 1980 [acesso em 20 de janeiro 2021]. Disponível em:http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-791-27-setembro-1890-503459-publicacaooriginal-1-pe.html

Amorim WM, Barreira IA. The circumstances of the reconfiguration process of the professional school of assistance to psychopaths of the Federal District. Esc. Anna Nery [Internet]. 2006 [cited 2021 Feb 16];10(2):195-203. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452006000200005

Amorim WM, Barreira IA. A major game in the re-organization of the Professional Nursing School. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2007 [cited 2021 Feb 16];60(1):55-61. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672007000100010

Peres MAA, Santos TCF, Almeida Filho AJ, Aperibense PGGS, Peters A, Paim L. Primeira República: a implantação da enfermagem laica e seus desdobramentos (1889-1930). A enfermagem profissional no Brasil (1923-1949). In: Padilha MI, Borenstein MS, Santos I, Bellaguarda ML. Enfermagem: história de uma profissão. São Caetano do Sul, SP(BR): Difusão Editora; 2020. p. 267-327.

Peres MAA, Almeida Filho AJ, Paim L. Nursing historicity in the spaces of power in brazil. Hist enferm. Rev eletrônica [Internet]. 2014 [cited 2021 Jan 10];5(1):83-94. Disponível em: http://www.here.abennacional.org.br/here/vol5num1artigo7.pdf

Pava AM, Neves EB. The art of teaching nursing: a history of success. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2011 [cited 2021 Feb 20];64(1):145-51. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672011000100021

Brasil. Decreto n. 20.109, de 15 de junho de 1931. Regula o exercício da enfermagem no Brasil e fixa, as condições para a equiparação das escolas de enfermagem [Internet]. 1931 [acesso em 20 de janeiro 2021]. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-20109-15-junho-1931-544273-publicacaooriginal-83805-pe.html

Bellaguarda MLR, Bock LF, Vaghetti HH, Kuhnen AE. A organização da Enfermagem e da Saúde no Contexto da Idade Contemporânea (1930-1960). In: Padilha MI, Borenstein MS, Santos I, Bellaguarda ML. Enfermagem: história de uma profissão. São Caetano do Sul, SP(BR): Difusão Editora; 2020. p.327-69.

Brasil. Lei n. 775, de 6 de agosto de 1949. Dispõe sôbre o ensino de enfermagem no País e dá outras providências [Internet]. 1949 [acesso em 10 de janeiro 2021]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1930-1949/L775.htm

Ribeiro AG, Rosa TCS, Blass LMS. A formação de enfermeiros no contexto da reorganização do sistema de saúde. Rev Cad Estud Soc Pol. [Internet]. 2016 [acesso em 21 de fevereiro 2021];1(1):126-62. Disponível em: http://www.periodicos-ppgspuvv.com.br/ojs/index.php/cesp/article/view/21/11

Borenstein MS, Padilha MI, Carvalho JB, Espíndola DS, Winters JRF, Sell CT. Mercedes Trentini: her professional journey and innovative contribution to nursing research. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2017 [cited 2021 Feb 16];26(3):e3400016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-07072017003400016

Borenstein MS, Padilha MI, Maia AR, Costa E, Gregório VRP, Espíndola AMK. Ottillie Hammes: a nursing pioneer in Santa Catarina, Brazil. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2009 [cited 2019 Jul 26];62(2):240-5. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672009000200011

Zago AT, Teixeira ASC, Martins CR, Hammes O, Bottega LR, Peres MAA et al. ABEn-SC Gestão 1962-1964 [DVD]. In: Kirchhof ALC, Zago AT, Paim L, Padilha MICS. A trajetória da Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Santa Catarina: Rememorações Cinquentenárias (1962-2012). Florianópolis, SC(BR): ABEn-SC; 2013. p. 49-51.

Universidade Federal de Santa Catarina. Secretaria Geral. Divisão de Pessoal. Boletim do Pessoal. 1969. Florianópolis, SC; 3(25):01-02.

Borenstein MS, Althoff CR. Projetando e conquistando um caminho para a formação profissional do enfermeiro. In: Borenstein MS, Althoff CR, Souza ML. Enfermagem da UFSC: recortes de caminhos construídos e memórias (1969-1999). Florianópolis, SC(BR): Insular; 1999. p. 25-64.

Borenstein MS, Oliveira ME, Santos EKA, Maliska ICA. Eloita Pereira Neves: nursing's reference at the Federal University of Santa Catarina. Texto contexto – enferm. [Internet]. 2009 [cited 2020 Jul 10];18(4):759-65. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-07072009000400018

Bellaguarda MLR, Padilha MI, Pires DEP. Regional nursing council of Santa Catarina (1975-1986): importance for the profession. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2015 [cited 2020 Jul 10];24(3):654-61. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072015003750013

Padilha MI, Bellaguarda MLR, Nelson S, Maia ARG, Costa R. The use of sources in historical research. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2017 [cited 2019 Jul 10];26(4):1-10. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017002760017

Minayo MCS, Costa AP. Fundamentos teóricos das técnicas de pesquisa qualitativa. Rev. Lusófona de Educação [Internet] 2018 [acesso em 10 de fevereiro 2021]; 39:11-26. Disponível em: https://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/6439

Alvarez AM. ABEn 90 years and the Brazilian Journal of Nursing. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2016 [cited 2021 Fev 21];69(6):1011-2. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2016690601

Foucault M. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro, RJ (BR): Forense Universitária; 2012.

Neves EP. A Associação Brasileira de Enfermagem Seção Santa Catarina (ABEN-SC) e a Repercussão na Criação do Curso de Graduação em Enfermagem na UFSC. In: Zago AT, Martins CR, Borenstein MS, Mendes NTC. Contribuições da ABEn-SC para a Enfermagem Catarinense. Florianópolis, SC(BR): ABEn-SC; 2010. p.21-45

Brasil. Lei n. 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média e dá outras providências [Internet]. 1968 [acesso em 10 de janeiro 2020]. Disponível em: http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=75564

Bristot LS. O Centro de Ciências da Saúde e suas histórias. In: Neckel R, Kuchler ADC. UFSC 50 anos: trajetórias e desafios. Florianópolis, SC(BR): UFSC; 2010; p.171-89.

Bub LIR, Mendes NTC. Os primeiros 10 anos (1969-1979). In: Borenstein MS, Althoff CR, Souza ML. Enfermagem da UFSC: recortes de caminhos construídos e memórias (1969-1999). Florianópolis, SC(BR): Insular; 1999. p.65-126.

Carvalho JB, Borenstein MS, Maia AR, Caravaca-Morera JA. University hospital of the Federal University of Santa Catarina: the knowledge-power of nurse teachers (1975-1980). Texto contexto - enferm. [Internet]. 2015 [cited 2019 Jul 15];24(3):766-74. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072015002170014

Almeida DB, Silva GTR, Santos NVC, Almeida IFB, Silva INC, Santana LS. A constituição de sujeitos a partir de Michel Foucault: o saber, o poder, os dispositivos e as técnicas de si. In: Almeida, DB; Santos, NVC. Foucault como referencial teórico metodológico na produção científica de Enfermeiras. Feira de Santana, BA(BR): Editora Zarte; 2020. p. 15-35.

Publicado

2022-03-08

Como Citar

1.
Bonetti de Carvalho J, Padilha MI. Creation and consolidation of a nursing graduation course – a historic rescue (1969-1975) / Criação e consolidação de um curso de graduação em enfermagem – um resgate histórico (1969-1975). Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 8º de março de 2022 [citado 22º de novembro de 2024];14:e-10959. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10959

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics