ADVERSE EVENTS IN INTENSIVE CARE: WHAT THEY KNOW THE NURSES
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i2.1848%201855Keywords:
enfermagem, erro médico, iatrogenia, terapia intensivaAbstract
Introdução: Notadamente, na terapia intensiva, o incremento tecnológico vivenciado atualmente vem exigindo cada vez mais a capacitação de pessoal e a gestão dos recursos tecnológicos disponíveis.
Objetivos: Identificar o que sabem os profissionais de enfermagem acerca do que é, como se identifica e como se notifica um evento adverso e analisar a relação entre esse saber e os baixos índices de notificações de eventos adversos observados no Estado/ Cidade do Rio de Janeiro no primeiro mês de 2009.
Métodos: Quantitativo com amostragem não probabilística. Participaram 68 profissionais de enfermagem. A análise estatística foi aplicada aos dados produzidos com o objetivo de se determinar a frequência simples.
Resultados: Enfermeiros e técnicos de enfermagem demonstraram saber muito pouco acerca do tema.
Discussão: Não raramente a ocorrência de eventos adversos está relacionada ao uso de tecnologias na assistência a saúde, podendo ser um fator causador da morte ou doença / lesão séria do paciente, que inclui, entre outras coisas, eventos que ocorrerem do resultado de erro do usuário quando da utilização desses recursos.
Conclusões: A falta de saber acerca do que é, como se identifica e como se notifica um evento adverso em saúde poderão corroborar para o incremento nas taxas de evento adverso, levando a subnotificação dos casos e pondo em risco a vida do doente grave em terapia intensiva.
Palavras-chave: enfermagem; erro médico; iatrogenia; terapia intensiva
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
TRANSFER AGREEMENT COPYRIGHT I transfer copyright of the article to the Journal of Care Survey is Fundamental - Online - RPCF, so it is accepted due to electronic publishing. The copyright includes the right to reproduce in whole or in part by any means, distributing that article, including figures, photographs, and any translations. The author can also print and distribute copies of your article, stating that since the rights belong to RPCF. I declare that this manuscript is original and has not been submitted for publication, in whole or in part to other online journals or not, so BMMC in the Annals of scientific events or book chapters.