MOTIVATIONAL FACTORS IN NURSING WORK

Authors

  • Fabiano Bitencourt Lima UNIRIO
  • Aline Ramos Velasco Ministério da Saúde
  • Aline Bárbara Garcia Lima UNIRIO
  • Érika Almeida Alves UNIRIO
  • Paloma Silva Solano Ramos dos Santos UNIRIO
  • Joanir Pereira Passos UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2013.v5i4.417-423

Abstract

Objetivos: Identificar os fatores de motivação no trabalho da enfermagem e discutir as implicações dos fatores de motivação identificados na assistência da enfermagem. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa. Utilizando como instrumento de pesquisa, para coleta dos dados, a entrevista semi-estruturada. Resultados: Traçado o perfil dos participantes da pesquisa, as palavras e/ou frases significantes foram elucidadas e agrupadas em três eixos temáticos: o apreço pela profissão de enfermagem, a motivação pelo trabalho de enfermagem e fatores predisponentes e a desmotivação no trabalho de enfermagem e fatores associados. Conclusão: Os motivos que levam o indivíduo a ingressar na enfermagem, basicamente são os mesmos que o motivam ao trabalho. Entretanto, os fatores de desmotivação não dependem da vontade do trabalhador. Logo a compreensão desses fatores (motivação/desmotivação) é importante, pois estes interferem nas ações de enfermagem, e consequentemente, implicam na qualidade da assistência. Descritores: Enfermagem, Motivação, Saúde do Trabalhador.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fabiano Bitencourt Lima, UNIRIO

Enfermeiro. Especialista em Enfermagem Médico Cirúrgica. Bolsista-CAPES do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Mestrado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integrante do Laboratório de Pesquisa: Enfermagem, Tecnologias, Saúde e Trabalho (PENSAT).

Aline Ramos Velasco, Ministério da Saúde

Enfermeira.  Especialista em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem.  Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integrante do Laboratório de Pesquisa: Enfermagem, Tecnologias, Saúde e Trabalho (PENSAT).

Aline Bárbara Garcia Lima, UNIRIO

Enfermeira. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integrante do Laboratório de Pesquisa: Enfermagem, Tecnologias, Saúde e Trabalho (PENSAT).

Érika Almeida Alves, UNIRIO

Enfermeira. Especialista em Enfermagem do Trabalho. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integrante do Laboratório de Pesquisa: Enfermagem, Tecnologias, Saúde e Trabalho (PENSAT).

Paloma Silva Solano Ramos dos Santos, UNIRIO

Enfermeira pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto (UNIRIO). Bolsista-CAPES do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Mestrado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integrante do Laboratório de Pesquisa: Enfermagem, Tecnologias, Saúde e Trabalho (PENSAT).

Joanir Pereira Passos, UNIRIO

<

Published

2013-07-10

How to Cite

1.
Lima FB, Velasco AR, Lima ABG, Alves Érika A, Santos PSSR dos, Passos JP. MOTIVATIONAL FACTORS IN NURSING WORK. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2013Jul.10 [cited 2024Nov.22];5(4):417-23. Available from: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3072

Issue

Section

Original article

Plum Analytics