Esta es un versión antigua publicada el 2023-12-04. Consulte la versión más reciente.

Experiencias después del diagnóstico de insuficiencia renal crónica desde la perspectiva de los pacientes.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v15.12785

Palabras clave:

Doença renal crônica, Hemodiálise, Perfil de impacto da doença.

Resumen

Objetivo: analizar las experiencias de diagnóstico de la Enfermedad Renal Crónica desde la perspectiva de los pacientes. Método: estudio cualitativo realizado a través de entrevistas semiestructuradas realizadas con pacientes tratados en un servicio de hemodiálisis; los datos fueron enviados al Análisis de Contenido de Bardin. Resultados: las experiencias fueron organizadas en las siguientes categorías significativas: Sentimientos experimentados en el momento del diagnóstico; Impactos del diagnóstico; Negación de la enfermedad; La paradoja de la gratitud y Enfrentamiento de la enfermedad. Consideraciones finales: la experiencia del diagnóstico de Enfermedad Renal Crónica adquiere una perspectiva única para cada paciente subsidiada por aspectos subjetivos, por el cuidado y apoyo familiar al que tiene acceso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Brenda Maria Tavares do Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda em Enfermagem- Licenciatura e Bacharelado pela Faculdade de Enfermagem (FAEN) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), cursando o 9º período, conclusão do curso em 2023. Monitora do Programa Institucional de Monitoria, junto à disciplina Morfologia, no semestre letivo de 2020.2; Voluntária em 2021.1 no Projeto UERN Vacina, da cidade de Mossoró-RN; Pesquisadora nas áreas de doenças crônicas não transmissíveis (Doença Renal Crônica); Bolsista no Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde.

Alcivan Nunes Vieira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Mestre e doutor em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (UECE). Atualmente é professor adjunto IV da Faculdade de Enfermagem da UERN. Tem experiência na área do ensino (nível técnico, de graduação, especialização, mestrado e doutorado) e da assistência de enfermagem nas áreas de clínica médica, Unidade Terapia Intensiva e na Atenção Psicossocial.

Kalídia Felipe de Lima Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Enfermeira, graduada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, com habilitação em Licenciatura e Bacharelado. Doutora pelo Programa de Pós-graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde (PPCCLIS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem, Educação, Saúde e Sociedade (GRUPEESS)/ UECE, pesquisando na linha Cuidados clínicos e educativos de enfermagem em doenças crônicas e cidadania. Membro do Grupo de Pesquisa Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso / UERN. Professora Adjunta III da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) lotada na Faculdade de Enfermagem, Campus Central. Chefe do Departamento de Enfermagem - DEN/FAEN/UERN.

Luana Adrielle Leal Dantas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Saúde e Sociedade pelo PPGSS UERN, Especialista em Enfermagem Cardiologia e Hemodinâmica. Formada na graduação em Enfermagem, pela Faculdade Nova Esperança de Mossoró. no curso de Enfermagem. Docente como tutora externa do curso de enfermagem, da faculdade Uniasselvi. Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Nefrologia, atuando na área da Hemodiálise, com o cuidado e assistência a tratamentos crônicos e pacientes agudos em UTI nefrológica.

Mariana Mayara Medeiros Lopes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduada em Enfermagem, Licenciatura e Bacharelado da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN/UERN).  Bolsista no Programa de Educação Tutorial em Enfermagem de Mossoró (PETEM/UERN). Pesquisadora nas áreas de doenças crônicas e educação em saúde. Empolgada pelo conhecimento e pelo poder que ele tem de causar transformações benéficas na sociedade.

Nicole Liv Ullman Freitas Rego, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduanda em Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN.

 

Citas

Ribeiro WA, Andrade M, Fassarella BPA, Santana PPC, Costa PAF da S, Morais MC de. Enfermeiro protagonista na educação em saúde para o autocuidado de pacientes com doenças renal crônica. Rev. Pró-UniverSUS. [Internet]. 2018 [acesso em 27 de março 2022];9(2). Disponível em: http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1378.

Santos GLC, Alves TF, Quadros DCR de, Giorgi MDM, Paula DM de. A percepção da pessoa sobre sua condição enquanto doente renal crônico em hemodiálise. Rev. Pesqui. Univ. Fed. Estado Rio J. [Internet]. 2020 [acesso em 27 de março 2022];12. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1097218.

Ramírez-Perdomo CA, Solano-Ruíz MC. Social construction of the experience of living with chronic kidney disease. Rev. Latino-Americana de Enfermagem. [Internet]. 2018 [cited 2022 march 27];26:e3028. Available from: https://www.scielo.br/j/rlae/a/4jrFMFrRBvJnwz3SXhZzyCy/abstract/?lang=en.

Santos TGS dos, Tomé G, Gaspar S, Guedes FAB, Cerqueira A, Matos MG de. Como passam os adolescentes que vivem com doença crónica na escola, na família e com os amigos?. Rev. de Psicologia da Criança e do Adolescente. [Internet]. 2019 [acesso em 7 de abril 2023];10(1). Disponível em: http://revistas.lis.ulusiada.pt/index.php/rpca/article/view/2635.

Sociedade Brasileira de Nefrologia [homepage na internet]. Doença renal crônica: diagnóstico e prevenção [acesso em 17 fev 2023]. Disponível em: https://www.sbn.org.br/noticias/single/news/doenca-renal-cronica-diagnostico-e-prevencao/#:~:text=Esses%20exames%20s%C3%A3o%3A%20a%20dosagem,de%20urina%2C%20entre%20outras%20denomina%C3%A7%C3%B5es.

Aliança para a Saúde Populacional [homepage na internet]. Saúde e doença na história da evolução humana [acesso em 08 abr 2023]. Disponível em: https://asapsaude.org.br/jornada-de-gsp/saude-e-doenca-na-historia-da-evolucao-humana/2876/#:~:text=Os%20conceitos%20de%20sa%C3%BAde%20e,a%20evolu%C3%A7%C3%A3o%20da%20experi%C3%AAncia%20humana.

Duarte L, Hartmann SP. A autonomia do paciente com doença renal crônica: percepções do paciente e da equipe de saúde. Rev. da SBPH. [Internet]. 2018 [acesso em 20 de fevereiro 2023];21(1). Disponível em: https://revistasbph.emnuvens.com.br/revista/article/view/267.

Thiengo PC da S, Gomes AMT, Mercês MC das, Couto PLS, França LCM, Silva AN da. Espiritualidade e religiosidade no cuidado em saúde: revisão integrativa. Rev. Cogitare Enfermagem. [Internet]. 2019 [acesso em 7 de abril 2023];24:e58692. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/view/58692.

Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade [homepage na internet]. Como a espiritualidade pode influenciar a saúde das pessoas? [acesso em 20 fev 2023]. Disponível em: https://www.sbmfc.org.br/noticias/como-a-espiritualidade-pode-influenciar-a-saude-das-pessoas/.

Publicado

2023-11-30 — Actualizado el 2023-12-04

Versiones

Cómo citar

1.
Nascimento BMT do, Vieira AN, Costa KF de L, Dantas LAL, Lopes MMM, Rego NLUF. Experiencias después del diagnóstico de insuficiencia renal crónica desde la perspectiva de los pacientes. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4 de diciembre de 2023 [citado 22 de diciembre de 2024];15:e-12785. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/12785

Número

Sección

Artigo

Plum Analytics