O ESTRESSE NOS DOCENTES DE ENFERMAGEM DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2009.v1i2.%25pPalabras clave:
Enfermagem, estresse, trabalho, saúde do trabalhador.Resumen
Objetivos: Avaliar o nível de estresse nos docentes de enfermagem de uma universidade pública e analisar os fatores desencadeantes do estresse no docente de enfermagem. Método: Estudo descritivo com abordagem quali-quantitativa. Teve como cenário uma escola de enfermagem de uma universidade pública e participaram do estudo 22 professores. Para coleta dos dados aplicou-se um instrumento com perguntas abertas e fechadas. Resultados: O estudo apontou que 8 (36%) docentes consideram elevado o seu nível de estresse, entretanto após aplicação do autoteste, o nível moderado foi o mais obtido (36%). As situações geradoras de estresse na opinião dos docentes dizem respeito à área trabalho/qualificação em primeiro lugar, com 60% das citações, seguida da área pessoal/social (26%). Conclusão: Assinala a importância de identificar a causa do estresse, a fim de buscar estratégia alternativa de enfrentamento ao estímulo e chegarmos a uma resolução satisfatória. Descritores: Enfermagem, Estresse, Trabalho, Saúde do trabalhador.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.