Estresse e estratégias de enfrentamento em trabalhadores de enfermagem de uma unidade de saúde da família Stress and coping strategies in workers of nursing of a family health unit
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2017.v9i3.818-823Palabras clave:
estresse, saúde da família, saúde do trabalhadorResumen
Objetivos: Identificar na visão do trabalhador de enfermagem, os fatores desencadeantes de estresse em unidades de saúde da família e discutir as estratégias adotadas pelos trabalhadores de enfermagem para minimizar o estresse. Métodos: Pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas com enfermeiros e técnicos de enfermagem lotados na Unidade de Saúde da Família. Resultados: Dentre os fatores desencadeantes de estresse no trabalho, destacam-se: sobrecarga de atividades; condições de trabalho precárias; prazos curtos para realizar as atividades; relação conflituosa. As estratégias de enfrentamento utilizadas são apoio social; convívio familiar e atividades de lazer. Conclusão: Os pesquisados identificam os fatores ou situações que podem desencadear o estresse e, também, relatam utilização de mecanismo de enfrentamento para minimizar o estresse no trabalho. Descritores: Estresse, Saúde da família, Saúde do trabalhador.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.