THE BODY LANGUAGUE OF THE PERSON IN COMA: AN EXPERIMENTAL RESEARCH ON NURSING CARE
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i1.%25pPalabras clave:
Cuidados de Enfermagem, Corpo, Coma, Linguagem não-verbalResumen
Objetivos: registrar os signos e sinais identificados como linguagem do corpo do cliente em coma no CTI decorrentes dos cuidados de Enfermagem e discutir as implicações dos dados produzidos decorrentes dos cuidados de Enfermagem com o corpo do cliente em coma.
Métodos: pesquisa experimental com abordagem quanti-qualitativa. Os procedimentos escolhidos foram: a técnica do Banho no Leito, da Higiene Oral e da Higiene Íntima.
Resultados: A população do estudo foi composta por 30 sujeitos. Um dado relevante, que emerge da linguagem do corpo do cliente, é que 100% dos sujeitos pesquisados apresentaram algum tipo de expressão em seu corpo indicativo de significante indo desde um piscar de olhos ou um movimento de lábios até o “silêncio” do corpo, uma vez que até mesmo o “silêncio” pode ser entendido como o não dito visto do interior da linguagem.
Conclusão: Concluímos que a pessoa em coma fala através de significantes entendidos como expressões do corpo e, através de sinais como os registros da fisiologia interna do corpo que se mostra nos monitores das máquinas ligadas a ele.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.