The therapeutic play in nursing graduation: from theory to practice / O brinquedo terapêutico na graduação de enfermagem: da teoria à prática
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2019.v11i4.1043-1047Palabras clave:
Jogos e Brinquedos, Estudantes de Enfermagem, Ensino, Enfermagem PediátricaResumen
Objetivo: identificar o uso do brinquedo terapêutico pelos acadêmicos de enfermagem no cuidado à criança hospitalizada e discutir as implicações de seu uso na trajetória do acadêmico de enfermagem. Método: pesquisa qualitativa, desenvolvida em uma Escola de Enfermagem Federal no Rio de Janeiro com 17 acadêmicos. A coleta de dados foi realizada em outubro e novembro de 2016 por meio de entrevista semiestrutura e tratados com a técnica de análise de conteúdo temática. Resultados: o brinquedo terapêutico é apresentado ao aluno no conteúdo teórico, porém sem a oportunidade de aplicá-lo na prática. Sua aplicação prática o deixaria mais seguro para prestar assistência à criança, somado a qualidade do cuidado prestado e os benefícios para ela. Conclusão: o ensino do brinquedo terapêutico deve acontecer em campo prático, e não somente no teórico, contribuindo assim, para melhor formação do enfermeiro e melhoria da qualidade da assistência pediátrica.
Descargas
Citas
Jansen MF, Santos RM, Favero L. Benefits from the use of toys during nursing care delivered to hospitalized children. Rev Gaúcha Enferm. [internet]. 2010 [acesso em 2017 Jan 29]; 31(2): 247-53. Available at: http://www.scielo.br/pdf/rgenf/v31n2/07.pdf 2. Silva ACM, Silva MA. As contribuições da arte lúdica no restabelecimento da saúde humana. Estudos. [Internet]. 2012 [acesso em 2017 jan 29]; 39(4): 469-80. Available at: http://revistas.ucg.br/index.php/estudos/ article/viewFile/2661/1623 3. Conselho Federal de Enfermagem (BR). Resolução COFEN nº. 0546 de 2017: dispõe sobre a utilização da técnica do brinquedo/brinquedo terapêutico pelo enfermeiro na assistência à criança [Internet]. 2017 [acesso em 2017 jun 22]. Available at: http://www.cofen.gov.br/ resolucao-cofen-no-05462017_52036.html 4. Francischinelli AGB, Almeida FA, Fernandes DMSO. Routine use of therapeutic play in the care of hospitalized children: nurses’ perceptions. Acta Paul Enferm [Internet]. 2012 [acesso em 2017 jan 29]; 25(1): 18-23. Available at: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_ arttext&pid=S0103-21002012000100004 5. Baldan JM, Santos CP, Matos APK, Wernet M. Adoção do Brincar/ brinquedo na prática assistencial à criança hospitalizada: trajetória de enfermeiros. Ciênc. cuid. saúde. [Internet]. 2014 [acesso em 2017 jan 29]; 13(2): 228-35. Available at: http://periodicos.uem.br/ojs/index. php/CiencCuidSaude/article/view/15500/pdf_167 6. Veiga MAB, Sousa MC, Pereira RS. Enfermagem e o brinquedo terapêutico: vantagens do uso e dificuldades. Rev Eletrôn Atualiza Saúde [Internet]. 2016 [acesso em 2017 Jan 29]; 3(3): 60-6. Available at: http://atualizarevista.com.br/wp-content/uploads/2016/01/ Enfermagem-e-o-brinquedo-terap%C3%AAutico-vantagens-do-usoe-dificuldades-v-3-n-3.pdf 7. Depianti JRB, Silva LF, Monteiro ACM, Soares RS. Dificuldades da enfermagem na utilização do lúdico no cuidado à criança com câncer hospitalizada. Rev Pesqui Cuid Fundam [Internet]. 2013 [acesso em 2017 Set 18]; 6(3):1117-27. Available at: http://www.seer.unirio.br/ index.php/cuidadofundamental/article/viewFile/3356/pdf_1367 8. Barreto LMSC, Maia EBS, Depianti JRB, Melo LL, Ohara CVS, Ribeiro CA. Giving meaning to the teaching of Therapeutic Play: the experience of nursing students. Esc Anna Nery [Internet]. 2017 [acesso em 2017 Ago 29]; 21(2). Available at: http://www.scielo.br/pdf/ean/v21n2/ en_1414-8145-ean-21-02-e20170038.pdf 9. Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14ª ed. São Paulo: Hucitec; 2014
Received in: 08/10/2017 Required revisions: did not have Approved in: 17/01/2018 Published in: 01/07/2019
Corresponding author Jéssica Renata Bastos Depianti Address: Avenida Dante Michelini, nº1087, apto 401-Bl 1, Jardim da Penha, Vitória, Espírito Santo, Brazil Zip Code: 29.060-235 E-mail address: jedepianti@gmail.com
Disclosure: The authors claim
to have no conflict of interest.
Resolução Nº 466 do Conselho Nacional de Saúde, de 12 de dezembro de 2012 [Internet]. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União. [acesso em 2017 Jan 20]. Available at: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/ saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html 11. Souza LPS, Silva CC, Brito JCA, Santos APO, Fonseca ADG, Lopes JR, Silva CSO, Souza AAM. The Therapeutic play and playful in the vision of nursing team. J Health Sci Inst. [Internet]. 2012 [acesso em 2017 jan 30]; 30(4): 354-8. Available at: https://www.unip.br/comunicacao/ publicacoes/ics/edicoes/2012/04_out-dez/V30_n4_2012_p354a358.pdf 12. Lemos ICS, Oliveira JD, Gomes EB, Silva KVL, Silva PKS, Fernandes GP. Therapeutic play during the procedure of venipuncture: a strategy to reduce behavioral changes. Rev Cuidarte [Internet]. 2016 [acesso em 2017 jan 30]; 7(1): 1163-70. Available at: http://dx.doi.org/10.15649/ cuidarte.v7i1.303 13. Melo LL, Toledo VP. Experiences of undergraduate nursing students using toys in the care of hospitalized children. Rev Soc Bras Enferm Ped [Internet]. 2012 [acesso em 2017 jan 30]; 12(1): 7-15. Available at:
http://www.sobep.org.br/revista/images/stories/pdf-revista/vol12n1/v.12_n.1-art1.pesq-vivencias-de-alunos-de-graduacao-emenfermagem.pdf 14. Oliveira CS, Maia EBS, Borba RIH, Ribeiro CA. Therapeutic Play in child care: perpceptions of nurses in the pediatric units of a teaching hospital. Rev Soc Bras Enferm Ped [Internet]. 2015 [acesso em 2017 Fev 20]; 15(1): 21-30. Available at: http://www.sobep.org.br/ revista/images/stories/pdf-revista/vol15-n1/vol_15_n_2-artigo-depesquisa-3.pdf 15. Conselho Regional de Enfermagem. Processo PRCI n. 51669 de 24 de junho de 2004. Parecer fundamentado sobre utilização do brinquedo terapêutico pelo enfermeiro. São Paulo (SP): COREN; 2004. 16. Cunha GL, Silva LF. The playing as resource for the pediatric nursing care in the venous puncture. Rev RENE. [Internet]. 2012 [acesso em: 2017 Fev 05]; 13(5). Available at: http://www.revistarene.ufc.br/ revista/index.php/revista/article/view/49/pdf 17. Zani AV, Berteloni GMA, Remijo KP et al. Therapeutic play application in a pediatric unit: perceptions of nursing undergraduate students. Rev enferm UFPE on line [Internet]. 2013 [acesso em 2017 Fev 01]; 7(5): 1382-9. Available at: 10.5205/reuol.3960-31424-1-SM.0705201317
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.