PERCEPÇÕES E ENFRENTAMENTOS DO GRADUANDO DE ENFERMAGEM NO CUIDADO AO CLIENTE NECESSITADO DE TECNOLOGIAS DURAS E EM PROCESSO DE MORTE E MORRER EM UTI.
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v0i0.%25pPalabras clave:
enfermagem, tecnologias, finitudeResumen
O objeto dessa investigação são as percepções do graduando de enfermagem acerca do cliente necessitado de suporte tecnológico em processo de morte e morrer. O Objetivo dessa propositura é Identificar as percepções dos graduandos que cuidam de clientes necessitados de tecnologias duras e em processo de morte e morrer. Método foi realizada uma pesquisa, através de um entrevista semi estruturada, composta por dados quantitativos (frequência simples).A pesquisa foi realizada em uma Universidade Federal, mais especificamente, em uma Escola de Enfermagem localizada no estado do Rio de Janeiro, com graduandos de enfermagem que estavam em atividade assistencial em uma UTI. Resultados: A resposta que mais ocorreu foi a apreensão, culminando com 47% das respostas, seguida da solidariedade com 29,4%, da tristeza com 11,76%,da incapacidade com 5,8% e do medo com 5,8%. Conclusão: A abordagem metodológica atendeu plenamente ao objeto proposto, assim como ao seu objetivo, pois favoreceu que os sujeitos-objeto respondentes da investigação expusessem livremente suas repostas acerca do assunto. A possibilidade de determinar, agrupar e selecionar as percepções de graduandos, destacadas nesta investigação, poderá permitir que outros investigadores de enfermagem preocupados com os aspectos da formação acadêmica em enfermagem analisem, construam, reconstruam, correlacionem, categorizem, e possam aprofundar seu estudos em âmbito de enfermagem. Descritores: Enfermagem, Tecnologias, Finitude.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.