TRACKING RISKS IN PRE-OPERATIVE PATIENTS: IDENTIFICATION OF THE NECESSITY FOR NURSING INTERVENTION
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i4.%25pPalabras clave:
enfermagem, riscos, pré-operatório, sentimentosResumen
Objetivos: identificar no cliente em pré-operatório, suas expectativas, sentimentos, necessidades e desejos acerca da cirurgia e indicar intervenções de enfermagem; analisar os riscos encontrados de interesse para a enfermagem no pré-operatório; discutir as intervenções frente aos riscos identificados para enfermagem.
Métodos: Estudo descritivo qualitativo. Os sujeitos foram voluntários em pré-operatório em uma enfermaria de um Hospital Universitário no Rio de Janeiro. O trabalho com as informações foi fundamentado na análise de conteúdo de Bardin.
Resultados: originou-se três categorias de análises como indicadores de cuidado: 1) sentimentos físicos-emocionais-profissional-familiar e religioso; 2) confirmação de sentimentos anteriores e expectativas atuais; 3) desejos, esperança e orientação
Conclusão: Os clientes em pré-operatório possuem sentimentos que podem colocar sua cirurgia em risco. A comunicação e as orientações pela equipe de enfermagem, segundo as falas obtidas, foram consideradas falhas, o que aumenta o risco nesta fase, uma vez que leva ansiedade ao cliente resultando em complicações no trans e pós-operatório.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.