Body composition and functional autonomy of older adult women after a resistance training program

Autores

  • Anne Caroline Amaral Cabral Universidade do Estado do Pará (UEPA) campus de Tucuruí.
  • Iris Kleber Moreira Magalhães Universidade do Estado do Pará (UEPA) Campus de Tucuruí.
  • Cláudio Joaquim Borba-Pinheiro Universidade do Estado do Pará (UEPA) campus Tucuruí e Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Tucuruí. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO/PPGEnfBio).
  • Olavo Raimundo de Macêdo Barreto Rocha-Júnior Universidade do Estado do Pará (UEPA) campus XIII Tucuruí
  • Nébia Maria Almeida Figueiredo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Estélio Henrique Martin Dantas Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i1.74-85

Palavras-chave:

Força muscular, Composição corporal, Atividade física, Atividade cotidiana

Resumo

Objetivo: Avaliar os efeitos de um programa de treinamento resistido sobre a autonomia funcional e composição corporal de mulheres com idade avançada. Métodos: 13 mulheres com 55±5,1 anos de idade participaram da pesquisa. Avaliou-se a Autonomia Funcional e a composição corporal. O treinamento durou três meses com intensidade de 65, 70 e 75% de 10RM (repetições máximas). Resultados: Verificou-se melhora estatística para o percentual de gordura (∆% = -6,92%, p=0,04) e RCQ (∆% = -3,44%, p<0,001), além disso, melhoras estatísticas para a autonomia funcional nos testes VTC (∆% = - 36,9%, p<0,001), C10m (∆% = - 8,9%, p=0,01), LPS (∆% = - 16,7%, p=0,002), LCLC (∆% = - 16,5%, p<0,001) e no IG (∆% = - 14,3%, p<0,001). Conclusão: O treinamento resistido mostrou efeitos positivos para a capacidade funcional e composição corporal das mulheres em idade avançada. Descritores: Força muscular, Composição corporal, Atividade física, Atividade cotidiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anne Caroline Amaral Cabral, Universidade do Estado do Pará (UEPA) campus de Tucuruí.

1- Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Campus XIII-Tucuruí. Foi estagiária do Laboratório de Treinamento Resistido para Saúde (LERES) Pará, Brasil.

Iris Kleber Moreira Magalhães, Universidade do Estado do Pará (UEPA) Campus de Tucuruí.

2- Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Campus XIII-Tucuruí. Foi estagiária do Laboratório de Treinamento Resistido para Saúde (LERES) Pará, Brasil.

Cláudio Joaquim Borba-Pinheiro, Universidade do Estado do Pará (UEPA) campus Tucuruí e Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Tucuruí. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO/PPGEnfBio).

3- Doutorando na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Programa de Doutorado (PPGEnfBio). Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Membro pesquisador do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH). Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA) no curso de Ed. Física, campus Tucuruí e do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Tucuruí, Brasil. Bolsista CAPES

Olavo Raimundo de Macêdo Barreto Rocha-Júnior, Universidade do Estado do Pará (UEPA) campus XIII Tucuruí

4-Especialista em Atividade Física e Saúde (UEPA). Professor da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Coordenador do curso de Ed. Física do Campus XIII Tucuruí, Brasil.

Nébia Maria Almeida Figueiredo, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

5-Doutora em Enfermagem (UFRJ). Coordenadora do curso de Doutorado do PPGEnfBio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde é lider do Laboratório de Cuidado e Experimentação em Enfermagem, Brasil.

Estélio Henrique Martin Dantas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

6- Pós-Doutor pela Universidade de Valência (Espanha). Professor colaborador do curso de Doutorado (PPGEnfBio) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde é lider do Laboratório de Biociências da Motricidade Humana (LABIMH/UNIRIO), Brasil. 

Publicado

2014-01-26

Como Citar

1.
Cabral ACA, Magalhães IKM, Borba-Pinheiro CJ, Rocha-Júnior OR de MB, Figueiredo NMA, Dantas EHM. Body composition and functional autonomy of older adult women after a resistance training program. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 26º de janeiro de 2014 [citado 22º de dezembro de 2024];6(1):74-85. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/2892

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics