COMPARATIVE STUDY EVALUATION OF PHYSICAL ACTIVITY LEVELS AND FUNCTIONAL AUTONOMY IN ELDERLY PRACTITIONERS OF PHYSICAL ACTIVITIES
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2010.v2i4.%25pPalavras-chave:
Atividade física, Capacidade funcional, Idoso.Resumo
Objetivo: Avaliar e comparar os níveis de atividade física e autonomia funcional em idosas praticantes de atividades.
Métodos: Para determinar o nível de atividade física, utilizou-se a versão do Questionário Baecke Modificado para Idosos e a capacidade funcional foi avaliada pelos testes do GDLAM. Os dados foram analisados através do SPSS, versão 16.0. O nível de significância e erro estatístico considerados foi de 5%.
Resultados: Verifica-se que as idosas participantes de atividades físicas formais obtiveram os melhores resultados, havendo diferença estatística significante (p<0,05) para todos os testes realizados, porém de acordo com o protocolo de GDLAM, observamos que a autonomia funcional dos dois grupos foi considerada fraca (IG> 27,42).
Conclusão: As idosas praticantes de atividades físicas formais apresentaram melhores resultados para os níveis de atividade física e autonomia funcional.
Descritores: Atividade física, Capacidade funcional, Idoso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.