Motivações para mudança nas ações dos profissionais de enfermagem após exposição acidental a material biológico / Motivations for changing the actions of nursing professionals after accidental exposure to biological material

Autores/as

  • Érika Almeida Alves Pereira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO.
  • Aline Ramos Velasco Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO.
  • Renata Silva Hanzelmann Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.
  • Stéfanie Gimenez Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.
  • Juliane Ferreira Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Joanir Pereira Passos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i2.534-541

Palabras clave:

Enfermagem. Exposição a agentes biológicos. Saúde do Trabalhador

Resumen

Objetivos: Identificar motivações para mudança nas ações dos profissionais, após acidente ocupacional e discutir essas mudanças no processo de trabalho na perspectiva da saúde do trabalhador. Método: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, com profissionais de enfermagem com histórico de acidentes de trabalho com exposição a materiais biológicos. Para análise dos dados utilizou-se a análise temático categorial. Resultados: A vivência do acidente de trabalho mostrou-se determinante para modificação de práticas profissionais, motivados por medos relacionado ao risco de infecção pós-exposição; entendimento do risco; orientação recebidas pós acidente; conhecimento quanto ao diagnóstico do paciente. Conclusão: As modificações relatadas pelos profissionais se mostraram repercussões positivas no processo de trabalho, porém, foram motivadas por sentimentos negativos experimentados após o acidente. Ficando clara a necessidade de orientação dos profissionais sobre promoção a saúde e prevenção dos acidentes de trabalho. Descritores: Enfermagem, Exposição a agentes biológicos, Saúde Trabalhador. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Érika Almeida Alves Pereira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Aline Ramos Velasco, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Renata Silva Hanzelmann, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Stéfanie Gimenez, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Juliane Ferreira Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Joanir Pereira Passos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Enfermeira. Doutora en Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto. Docente dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem e em Enfermagem e Biociências da UNIRIO.

Publicado

2018-04-02

Cómo citar

1.
Pereira Érika AA, Velasco AR, Hanzelmann RS, Gimenez S, Silva JF, Passos JP. Motivações para mudança nas ações dos profissionais de enfermagem após exposição acidental a material biológico / Motivations for changing the actions of nursing professionals after accidental exposure to biological material. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 2 de abril de 2018 [citado 5 de julio de 2024];10(2):534-41. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/6566

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics