PROFILE AND IDENTIFICATION OF NURSING DIAGNOSES OF NEWBORNS WITH CONGENITAL HEART DISEASE

Main Article Content

Isabel Tomie Urakawa
Rika Miyahara Kobayashi

Resumo

OBJETIVO: Caracterizar o perfil e os diagnósticos de enfermagem do neonato com cardiopatia congênita.

MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório e retrospectivo. Foram analisados 46 prontuários de neonatos internados no período de novembro de 2000 a dezembro de 2008.

RESULTADOS: a maioria era do sexo masculino (61%), com idade média de 15,5dias,as patologias mais prevalentes foram Comunicação interatrial (48%), Persistência do Canal Arterial (33%) e Comunicação interventricular (30%). Os diagnósticos de enfermagem prevalentes foram: risco para diminuição do débito cardíaco (91,3%) e insaturação arterial periférica (80,4%).

CONCLUSÃO: conhecer as características do neonato com doença cardíaca congênita favorece a prestação da assistência de enfermagem direcionada pelos diagnósticos de enfermagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Urakawa IT, Kobayashi RM. PROFILE AND IDENTIFICATION OF NURSING DIAGNOSES OF NEWBORNS WITH CONGENITAL HEART DISEASE. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 28º de novembro de 2012 [citado 17º de janeiro de 2022];4(4):3118-24. Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1898
Seção
Research
Biografia do Autor

Isabel Tomie Urakawa, Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Enfermeira do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (IDPC). Especialista em Enfermagem Cardiovascular pelo IDPC

Rika Miyahara Kobayashi, Instituto dante Pazzanese de Cardiologia

Enfermeira Pedagoga. Doutora em Enfermagem pela EEUSP. Diretora Técnica de Serviços de Saúde de Educação Continuada do IDPC

Plum Analytics