TAXAS DE INFECÇÃO HOSPITALAR EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

Main Article Content

Waleska de Oliveira Bittencourt
Renata Oliveira Souza de Lima
Rose Brandão Honório
Jéssica Louise da Silva Barbosa

Resumo

Trata-se de uma pesquisa descritiva quantitativa que teve o seguinte objetivo: identificar as taxas de infecção hospitalar relacionadas ao trato vascular em recém-nascidos hospitalizados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal de um Hospital Universitário localizado no estado do Rio de Janeiro no período de 2005 a 2007. A amostra foi constituída todos os recém-nascidos internados em 2005 e 2007. Os resultados indicaram que, embora a taxa de infecções hospitalares em 2007 seja menor que no ano de 2005, a proporção de infecções relacionadas ao trato vascular sofreu um discreto aumento considerando as demais topografias. Embora a educação continuada seja empregada na unidade, acredita-se que fatores como a alta rotatividade de profissionais e o uso de mais cateteres venosos centrais na rotina reduzam sua efetividade. Desta forma, foram elaboradas algumas propostas para a redução das infecções hospitalares na unidade estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Bittencourt W de O, Lima ROS de, Honório RB, Barbosa JL da S. TAXAS DE INFECÇÃO HOSPITALAR EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 1º de maio de 2009 [citado 20º de outubro de 2021];1(1). Disponível em: http://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/279
Seção
Experience Report
Biografia do Autor

Waleska de Oliveira Bittencourt

Especialista em Enfermagem Neonatal (Unirio) e em Enfermagem Pediátrica (HUPE/UERJ)

Renata Oliveira Souza de Lima

Especialista em Enfermagem Neonatal (Unirio) e em Enfermagem Pediátrica (HUPE/UERJ)

Rose Brandão Honório, Unirio

Especialista em Enfermagem Materno-Infantil (IFF/Fiocruz) e Mestre em Enfermagem (EEAP/Unirio)

Jéssica Louise da Silva Barbosa, UERJ

Especialista em Enfermagem Neonatal (Unirio). Especialista em Enfermagem Pediátrica (HUPE/UERJ). Mestranda em Enfermagem (FENF/UERJ)

Plum Analytics