Diagnósticos e intervenções de enfermagem para a pessoa com insuficiência cardíaca descompensada Nursing diagnoses and interventions for people with decompensated heart failure
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2016.v8i4.5025-5031Palavras-chave:
insuficiência cardíaca, diagnósticos de enfermagem, processo de enfermagem.Resumo
Objetivo: identificar os diagnósticos e intervenções de enfermagem a pessoa com insuficiência cardíaca descompensada. Método: estudo descritivo, observacional e transversal do tipo relato de caso clínico. O lócus foi à unidade de terapia intensiva de um hospital terciário de ensino. Utilizou-se a nomenclatura Diagnósticos e Intervenções de Enfermagemdesenvolvida e validada para o referido hospital, conforme termos da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®). Resultados: foram estabelecidos diagnósticos de enfermagem a partir dos sinais e sintomas clínicos durante a admissão do paciente com insuficiência cardíaca descompensada. Os termos identificados mais comuns à doença foram: dispneia, edema, fadiga, débito cardíaco diminuído e arritmia. Conclusão: os diagnósticos/intervenções de enfermagem contribuem para a atuação do enfermeiro na tomada de decisão e manejo do paciente com insuficiência cardíaca descompensada, possibilitando realizar uma sistematização da assistência de enfermagem eficaz e resolutiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.