GENERATING SOURCES OF STRESS IN THE LIFE OF OCCUPATIONAL HEALTH

Autores/as

  • Geilsa Soraia Cavalcanti Valente Universidade Federal Fluminense
  • Rilaine Silva Nóbrega UNESA
  • Carlos Magno Carvalho da Silva EEAAC/UFF
  • Elaine Antunes Cortez EEAAC/UFF
  • Rafael de Moraes Sales UFC
  • Rachel de Moraes Sales UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i3.2197-2206

Palabras clave:

Esgotamento profissional, Saúde do trabalhador, Riscos ocupacionais, Comportamento, Condições de trabalho.

Resumen

Objetivos: investigar as fontes geradoras de estresse na vida do profissional de saúde e analisar os elementos constitutivos que repercutem na conduta de trabalho. Método: estudo exploratório, abordagem quantitativa, utiliza especificações das variáveis determinantes do nível de estresse. Construiu-se um modelo estatístico de frequência simples, embasado no método dos mínimos quadrados ordinários. Os participantes foram trinta trabalhadores com faixa etária entre 25 e 70 anos, em uma instituição de saúde, situada no município do Rio de Janeiro - RJ.  O estudo foi encaminhado ao Comitê de ética em pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde, aprovado sob nº 104-08. Resultados: a história profissional foi a fonte que determinou maior estimativa de risco relativo, identificando-se 52,5% de fatores indesejáveis relacionados ao estresse e o profissional da saúde percebe a presença de agentes condicionantes ao estresse em seu modo de vida. Conclusão: evidenciou-se a necessidade de educação permanente, na prevenção do estresse laboral.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Universidade Federal Fluminense

Rilaine Silva Nóbrega, UNESA

Graduada em Enfermagem pela UNESA - RJ

Carlos Magno Carvalho da Silva, EEAAC/UFF

; Graduado em Enfermagem pela EEAAC/UFF; Mestre em Ciências da Saúde pelo Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (MACCS/ UFF). Especialista em Enfermagem do Trabalho (UERJ).

Elaine Antunes Cortez, EEAAC/UFF

Doutora em Enfermagem; Especialista em Enfermagem do Trabalho; Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Psiquiatria da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa – EEAAC/UFF.

Rafael de Moraes Sales, UFC

Mestre em Economia Rural (UFC).

Rachel de Moraes Sales, UNIFOR

Graduada em Fisoterapia (UNIFOR - CE)

Publicado

2011-08-04

Cómo citar

1.
Valente GSC, Nóbrega RS, da Silva CMC, Cortez EA, Sales R de M, Sales R de M. GENERATING SOURCES OF STRESS IN THE LIFE OF OCCUPATIONAL HEALTH. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 4 de agosto de 2011 [citado 22 de noviembre de 2024];3(3):2197-206. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1434

Número

Sección

Artículo original

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Plum Analytics