CARE OF THE NEWBORN PREMATURE IN THE REORGANIZATION BEHAVIOR PERSPECTIVE – A VIEW OF NURSING
DOI:
https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i3.2045-2052Palabras clave:
recém-nascido, prematuro, comportamento, enfermagemResumen
RESUMO: OBJETIVOS: identificar se os enfermeiros conhecem os sinais de estresse que o recém-nascido prematuro pode apresentar durante a realização do banho ou higiene corporal e descrever quais os cuidados que o enfermeiro realiza frente a estes sinais com vistas à reorganização comportamental deste bebê. MÉTODOS: Estudo qualitativo, desenvolvido em uma unidade de terapia Intensiva neonatal de um hospital universitário, localizado no município do Rio de Janeiro, com doze enfermeiros. O instrumento de coleta de dados utilizado foi à entrevista semi-estruturada. Para análise dos resultados foi adotada a análise de conteúdo na modalidade temática. RESULTADOS: Originaram-se as categorias: Conhecendo os sinais de estresse do RN prematuro durante a realização do banho ou higiene corporal e Realizando cuidados com vistas à reorganização comportamental do recém-nascido prematuro. CONCLUSÕES: O estudo apontou a necessidade dos enfermeiros de rever sua conduta no que se refere à assitência ao recém-nascido prematuro aliada à sua reorganização comportamental.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.