Suffering and precariousness at work in nursing

Autores/as

  • Marilei de Melo Tavares Souza Universidade Severino Sombra
  • Joanir Pereira Passos Unirio
  • Claudia Mara de Melo Tavares UFF

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i1.2072-2082

Palabras clave:

Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Atenção à Saúde

Resumen

Objetivo: O presente ensaio tórico visa analisar o trabalho de enfermagem em sua dupla face: a que produz prazer, porque permite criar e transformar a realidade, e, nas sociedades capitalistas, a que produz sofrimento, porque limita as possibilidades humanas de escolha, criação e prazer. Método: Utiliza-se uma perspectiva crítica e reflexiva tórica  sobre o que há de específico no trabalho de cuidar em enfermagem.Resultados: De forma geral, os trabalhadores  têm suas possibilidades constrangidas pelo modo de produção capitalista, especialmente os do setor privado, também é verdade que o trabalho em enfermagem tem suas especificidades. O ato de cuidar é inseparável do seu consumo por usuários dos serviços de saúde. Conclusão:As contradições e dificuldades que permeiam o processo de trabalho em enfermagem na contemporaneidade, sejam compreendidas como parte de um contexto maior em que se insere o mundo do trabalho hoje. Para compreendermos a precarização do trabalho na enfermagem. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marilei de Melo Tavares Souza, Universidade Severino Sombra

Psicóloga. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Severino Sombra. Coordenadora do Comitê de ética em Pesquisa – CEP/USS. Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense.

Joanir Pereira Passos, Unirio

Professor Associado. Departamento de Enfermagem de Saúde Pública. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - Mestrado, Unirio

Claudia Mara de Melo Tavares, UFF

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional, UFF.

Publicado

2015-01-01

Cómo citar

1.
Souza M de MT, Passos JP, Tavares CM de M. Suffering and precariousness at work in nursing. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1 de enero de 2015 [citado 3 de julio de 2024];7(1):2072-8. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1515

Número

Sección

Revisión

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Plum Analytics