Quality of life of elderly people attended by the Family Health Strategy

Autores/as

  • Olga de Fátima Jansen dos santos
  • Maria do Carmo de Carvalho e Martins
  • Maria Helena de Barros Araújo Luz
  • Cristina Maria Miranda de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2015.v7i1.2021-2033

Resumen

Objetivo: Avaliar a qualidade de vida de idosos inseridos na Estratégia Saúde da Família. Método: Estudo transversal, descritivo-exploratório, quantitativo, realizado nos domicílios de idosos da zona urbana do município de Floriano – PI. A amostra constituiu-se por 671 idosos. A coleta de dados foi realizada utilizando o WHOQOL-Bref e um questionário para obtenção de informações sociodemográficas. As associações foram realizadas por testes Quiquadrado e análise de agrupamento hierárquico. Resultados: Houve predominância do sexo feminino (65,3%). A maioria dos idosos vivia sem companheiro, no âmbito familiar, com renda mensal de 1 a 3 salários mínimos e possuía qualidade de vida muito boa (66,2%), sendo maior proporção para o sexo masculino (69,5%), com diferença significativa entre os sexos (p=0,021). Conclusão: A maioria dos idosos pesquisados possuía boa qualidade de vida segundo os escores dos domínios avaliados pelo WHOQOL-Bref, apresentando maiores escores para o domínio das relações sociais e menor para o domínio meio ambiente. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Olga de Fátima Jansen dos santos

Enfermeira. Mestre em Saúde da Família pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI. Teresina (PI), Brasil

Maria do Carmo de Carvalho e Martins

Nutricionista. Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora associada do Departamento de Biofísica e Fisiologia da Universidade Federal do Piauí. Professora do Mestrado Profissional em Saúde da Família do Centro Universitário UNINOVAFAPI. Teresina (PI), Brasil.

Maria Helena de Barros Araújo Luz

Professora do Programa da graduação e da Pós-Graduação em Enfermagem da UFPI. Teresina (PI), Brasil.

Cristina Maria Miranda de Sousa

Advogada. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Programa do Mestrado Profissional em Saúde da Família do Centro Universitário UNINOVAFAPI. Teresina (PI), Brasil.

Publicado

2015-01-01

Cómo citar

1.
santos O de FJ dos, Martins M do C de C e, Luz MH de BA, Sousa CMM de. Quality of life of elderly people attended by the Family Health Strategy. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 1 de enero de 2015 [citado 26 de diciembre de 2024];7(1):2021-33. Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/3690

Número

Sección

Artículo original

Plum Analytics