O ESTRESSE NO TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

Autores/as

  • Janaína Silva Lucas
  • Joanir Pereira Passos UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2009.v1i2.%25p

Palabras clave:

Enfermagem, estresse, trabalho, saúde do trabalhador.

Resumen

Objetivos: Identificar os possíveis agentes estressores no trabalho de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na visão da equipe de enfermagem e discutir as reações encontradas pela equipe de enfermagem para minimizar estes agentes estressores. Métodos: Estudo descritivo com abordagem qualitativa teve como cenário um hospital Geral do Rio de Janeiro; foram realizadas 22 entrevistas semi-estruturadas com profissionais de enfermagem na UTI. Resultados: Destacamos as reações encontradas pela equipe de enfermagem frente aos agentes estressores: a comunicação efetiva no trabalho possibilita um ambiente harmônico; os recursos afetivos e materiais são amenizadores do estresse no trabalho; o trabalho como recurso para evitar o estresse. Conclusão: Entendemos que é fundamental alertar os profissionais de enfermagem quanto à importância do equilíbrio psíquico para prevenir o agravo das manifestações físicas desencadeadas pelos agentes estressores no ambiente laboral. Descritores: Enfermagem, Estresse, Trabalho, Saúde do trabalhador.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Janaína Silva Lucas

Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Joanir Pereira Passos, UNIRIO

Doutora em Enfermagem, Professora Associada do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública, Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Publicado

2009-11-19

Cómo citar

1.
Lucas JS, Passos JP. O ESTRESSE NO TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 19 de noviembre de 2009 [citado 8 de noviembre de 2024];1(2). Disponible en: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/411

Número

Sección

Artículo original

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Plum Analytics